Você conhece a importância de um ciclo vacinal correto?

Graças às vacinas contra a covid-19, a vida das pessoas está voltando ao normal. As regras e limites que a pandemia trouxe estão ficando para trás.

Diante disso, vamos saber mais sobre a importância das vacinas. Por que é preciso completar a vacinação? Como funciona a vacina depois que a tomamos?

O papel das vacinas na redução das doenças

A história mostra que vacinas ajudaram a diminuir casos de muitas doenças pelo mundo. São doenças que antes atingiam muitas pessoas, como a varíola, cujo último registro foi em 1977.

No Brasil, merece destaque a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Graças à famosa gotinha, o último caso registrado no país foi em 1989, na Paraíba. Já em 1994, a OMS considerou o Brasil um país livre da doença.

Porém, as crianças foram deixando de se vacinar. Isso fez a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) lançar um alerta para uma possível volta da paralisia.

A pandemia da covid-19, inclusive, tem seu papel na redução da vacinação. Outro motivo é a crença de que a doença não preocupa mais. É necessário então que as crianças sigam se protegendo. Outro fato atual que evidencia a importância das vacinas está o novo surto da varíola dos macacos. Estudos mostram que a vacina da varíola tradicional contribuem na proteção. Saiba mais aqui.

Por que garantir um ciclo vacinal completo?

No início, a vacinação contra o novo coronavírus era em apenas uma ou duas doses. As doses de reforço apareceram devido ao surgimento de novas variantes do vírus, que resistem às vacinas.

Por exemplo, uma dessas variantes é a Delta, descoberta na Índia. Mais resistente às vacinas usadas, esse vírus se espalhou rapidamente pelo mundo, levando mais pessoas ao estado mais grave da doença. Logo, quanto mais pessoas vacinadas e mais doses, menor é o risco de surgirem novas variantes.

E vale destacar os números que mostram a importância do ciclo vacinal completo. O Brasil teve o pior momento da pandemia em março de 2021, com 26% dos pacientes internados indo a óbito. Já em novembro do mesmo ano, essa taxa caiu 57,3%, graças ao crescimento da vacinação em todo o país.

Como funciona a vacina?

Vamos lembrar como as vacinas agem em nosso corpo. A vacina nada mais é do que uma amostra do agente causador da doença, enfraquecido ou inativado. Por meio dela, as defesas do corpo sabem como devem reagir na presença desse agente. Quando ele aparece, criam-se anticorpos, que neutralizam o micróbio e evitam que ele evolua e atinja o resto das células.

Continue se cuidando!

Mesmo que já esteja vacinado, enquanto a pandemia está aí, não deixe de seguir as medidas de prevenção. Lave as mãos e use álcool em gel a 70%. Quando exigido, use máscara, cobrindo bem a boca e o nariz.

E não tenha medo das vacinas. Elas são produto de instituições competentes, além de devidamente testadas.

Vacinas salvam vidas!

Fontes de referência: Hospital Israelita Albert Einstein, Fiocruz, BBC News Brasil