O que faz um ortopedista? Confira a entrevista com o Dr. Décio de Conti

O ortopedista é o médico que trata daquilo que nos dá movimento – músculos, ossos. Vamos ver mais sobre o que faz esse profissional. O Dr. Décio de Conti, da Santa Casa de Curitiba, nos explica em mais um Bate-Papo Saúde.

Ortopedia x traumatologia

Como explica nosso médico, ortopedia e traumatologia estão em uma mesma área. A formação é a mesma para as duas especialidades.

A função do ortopedista é tratar os problemas gerais dos músculos e do esqueleto. Por exemplo, hérnias de disco e desvios de coluna.

Já a traumatologia é uma ciência mais específica. Como o nome já diz, atua em casos em que há algum tipo de trauma. Entre esses casos, podemos destacar torções e fraturas nos braços e pernas. Logo, o traumatologista pode completar o trabalho do ortopedista.

Quando procurar o ortopedista?

Quais são os sintomas e doenças que levam alguém a precisar do ortopedista? Como explica o Dr. Décio, devemos procurá-lo quando há um problema no aparelho locomotor: braços, pernas, tórax, coluna vertebral.

“O principal sintoma é a dor. Um segundo sintoma claro é a diminuição do movimento: perda de uma força do músculo, limitação de uma articulação”, explica o médico.

Ele ainda acrescenta que é muito comum a dor nas costas. Esse é o segundo maior motivo de procura por médicos, atrás apenas de alterações no coração.

O destaque vai para a lombalgia, a famosa dor na região lombar. Nosso profissional conta que isso envolve dezenas de diagnósticos. De fato, a lombalgia não é exatamente uma doença, mas uma dor que pode ter diferentes causas. A causa mais frequente é a má postura. Entre outras possíveis, estão inflamações, hérnia de disco e até problemas emocionais.

Vejamos um exemplo prático. Uma pessoa sente dores na perna e não consegue dobrá-la. Fez um raio-X e não encontrou a causa da dor. O que se deve fazer nesse caso?

O Dr. Décio conta que é preciso procurar desde lesões superficiais até as mais profundas. Segundo ele, é provável que essa pessoa tenha uma lesão no ligamento, estrutura que mantém estável uma articulação. “Uma torção pode gerar uma lesão dos ligamentos. Pode ser uma lesão pequena, parcial ou total. Dependendo do grau dessa lesão, é necessário um tratamento adequado”, explica.

De acordo com nosso especialista, uma lesão no ligamento dura em torno de 45 dias. Se depois desse tempo não sumirem as dores e limitações, pode ser preciso um novo exame de imagem.

Se estiver com alguma dor ou incômodo, conte com nosso serviço de Ortopedia!

Fontes de referência: Dr. Carlos Vinícius, Hospital Madre Teresa, Hospital Brasília, Biblioteca Virtual em Saúde

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo