Ensino e Pesquisa

HOSPITAL DE ENSINO

Programa de Residência Médica

O programa de Residência Médica do Hospital Santa Casa é um dos mais tradicionais do Paraná, desde 1959, passaram grandes nomes da medicina do estado, o que contribuiu para construir a história de um dos mais importantes complexos hospitalares da região, é importante pontuar que a especialidade de Dermatologia foi a pioneira na abertura de espaço acadêmico do Hospital Santa Casa de Curitiba. Consolidou-se durante os anos como um dos mais tradicionais da região, contando com uma equipe de médicos-professores especializados que formam e preparam profissionais éticos, responsáveis, qualificados e humanos. O programa de residência médica é regulamentado pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC, de acordo com o decreto n.º 80.281 de 5 de setembro de 1977. Credenciado como Hospital de Ensino pelo MEC, oferece campo de estágio para várias instituições de ensino parceiras, de forma acadêmica a Escola de Medicina das renomadas instituições de ensino superior: UP - Universidade Positivo, PUC/ PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná e FPP - Faculdades Pequeno Príncipe. Desde sua fundação, com a presença constante da escola de medicina, o hospital consolidou o trinômio Ensino - Pesquisa - Assistência, atualmente, o Hospital Santa Casa oferece suporte aos médicos das mais diversas especialidades, muitos com título de mestre e doutor, para atividades de pesquisa com acadêmicos e residentes, assim, a instituição acompanha as tendências clínicas do cenário mundial e segue oferecendo aos pacientes, técnicas diagnósticas e terapêuticas atualizadas.
0

RESIDENTES

POR ESPECIALIDADES
0
Programas de Residência Médica
0
Alunos de Curso Técnico e Superior de Enfermagem
0
Acadêmicos de Medicina
0
Residentes Médicos de outras instituições
A preceptoria oferece o acompanhamento aos diversos campos de aprendizado, com aulas no próprio ambiente hospitalar, visitas multiprofissionais, discussões de casos e sobretudo o contato com o usuário em sua fragilidade e mazela física temporária ou permanente. No ano de 2020 a Santa Casa contou com 17 Programas de Residência Médica e circularam nas dependências da instituição 114 Médicos Residentes, 101 alunos de Curso Técnico e Superior de Enfermagem, 735 Acadêmicos de Medicina e 66 Residentes Médicos provenientes de outras instituições hospitalares.

HOSPITAL ESCOLA

Um hospital-escola modelo desde o início da história da medicina no Paraná

Em 1912, a Universidade do Paraná, que depois se tornou federal, promoveu o Hospital de Caridade e o Psiquiátrico a hospitais de ensino, que abrigaram também os estudantes da Faculdade de Ciências Médicas a partir de 1956. Hoje, a Santa Casa oferece total infraestrutura e uma excelente equipe de médicos das diversas especialidades, muitos com título de Mestre e Doutor, que realizam um trabalho permanente de aperfeiçoamento. Os serviços de apoio técnico e estrutural complementam o atendimento com dedicação continuada. Atenção especial aos residentes e pacientes. Por ser um hospital-escola, a Santa Casa de Curitiba cumpre à risca todos os protocolas de atendimento ao paciente, o que humaniza o atendimento e oferece aprendizado consistente aos residentes das mais diversas especialidades.

AJUDE A SANTA CASA

Você também pode salvar vidas. Participe!

Conheça e siga nossos perfis nas Redes Sociais

Acompanhe nosso trabalho e fale conosco