O que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma inflamação que atinge o intestino e o trato digestivo. Um caso notável foi com Tyler James Williams, ator principal do seriado “Todo mundo odeia o Chris”. Ele chegou a estar abaixo do peso e ter forte dor de barriga. Vejamos agora informações gerais sobre essa doença.

O que significa?

Trata-se de um mal que atinge todo o sistema digestivo, desde a boca até o ânus. Afeta principalmente os intestinos delgado e grosso.

Não se conhece bem a causa da inflamação. Acredita-se que seja uma doença autoimune, na qual as defesas do corpo atacam as células intestinais. Além disso, alguns pacientes têm histórico na família e sofrem com fatores ambientais, como alimentos de indústria.

Os sinais mais comuns da doença são: dor de barriga, diarreia, diminuição do apetite e fezes com sangue.

Descobrindo e tratando

Não existe um exame específico para a doença de Crohn. Vale ressaltar, os sintomas são semelhantes aos de outros males do intestino. Por isso, além da análise clínica, uma série de exames físicos e de laboratório é essencial. Testes de sangue e de imagem (como raio X e endoscopia) são a base do diagnóstico.

A doença é crônica e não tem cura. Logo, o objetivo do tratamento é amenizar os sintomas. O médico definirá o que fazer para cuidar do paciente, com base na gravidade da inflamação. Inicialmente, usam-se remédios, como os corticoides e antibióticos.

Hábitos saudáveis ajudam no controle da doença. Na alimentação, fuja da gordura animal e prefira fontes de fibras. Evite fumar e beber álcool. Tenha uma rotina de exercícios físicos. Mantenha-se dentro do peso ideal.

A Santa Casa de Curitiba possui os serviços de Gastroenterologia, Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Conte com a gente!

Marque sua consulta. Ligue (41) 3320-3500, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694, Centro.

Fontes de referência: VivaBem, ABCD, Hospital Nove de Julho, Veja Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde