Dia de Enfrentamento ao Glaucoma: saiba mais sobre a doença

26 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Glaucoma. Você sabe o que é essa doença?

É um aumento da pressão nos olhos que pode atrapalhar a visão e até levar à cegueira. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o glaucoma é a segunda maior causa de perda de visão, atrás apenas da catarata. No Brasil, atinge quase 1 milhão de pessoas com mais de 40 anos.

Uma doença silenciosa

Na fase inicial, a doença não tem sintomas. Eles começam a aparecer em um estágio mais avançado. Primeiro, a pessoa não consegue ver bem à sua volta, o que vai piorando com o tempo. E, sem o devido tratamento, o paciente perde totalmente a visão.

Quem tem mais risco?

Pessoas de qualquer idade podem ter glaucoma, dependendo do motivo exato, mas as chances são maiores em quem tem mais de 35 anos. Além disso, pele negra, diabetes e histórico familiar são fatores de risco para a doença.

Como tratar?

O tratamento inicial é à base de colírios. Existem alguns remédios para se tomar por via oral, mas só em casos de emergência.

Se o glaucoma vier de alguma outra doença, o tratamento deverá ser específico. Assim, usam-se remédios para os olhos por um curto espaço de tempo, enquanto se trata a doença que prejudicou a visão.

Porém, o tipo mais comum é o glaucoma crônico, que dura todo o resto da vida e não tem cura. Nesse caso, o paciente terá sempre de usar colírios. Deverá também ficar o tempo todo sob controle, por poder usar remédios, raio laser ou cirurgia.

Como evitar?

Aqui estão algumas dicas simples para prevenir o glaucoma.

Mantenha seus olhos saudáveis. Consultar seu oftalmologista regularmente poderá ajudar a descobrir a doença na fase inicial. Procure saber com o médico como deverá ser sua rotina de exames.

Conheça o histórico da sua família. Cerca de 6% dos pacientes já têm outro caso na família. Se esse for o seu caso, procure seu médico com mais frequência.

Exercite seu corpo. A prática regular de exercícios físicos, sem excessos, ajuda a diminuir a pressão nos olhos. Veja com o médico qual o programa ideal para o seu caso.

Use colírios. Alguns deles diminuirão bastante o risco de glaucoma. Não deixe de usar regularmente o colírio que seu oftalmologista indicar. Só assim ele terá bons resultados. Lembre-se: a doença é silenciosa. Logo, é bom começar a usar antes de os sintomas aparecerem.

Proteja seus olhos. Se for usar uma ferramenta elétrica (ex.: serra, furadeira) ou praticar um esporte com raquete (ex.: tênis, frescobol), use uma proteção. Isso evitará lesões nos olhos que poderão levar ao glaucoma.

Quanto antes você descobrir a doença, maiores serão as chances de cura. Se tem 35 anos ou mais, consulte seu médico regularmente. Não deixe de seguir o que ele recomendar. Conte com a equipe de Oftalmologia da Santa Casa!

Fontes de referência: Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Drauzio Varella (1) (2), A União, GlobalMed