O que é alergologia?

Alergologia é o ramo da Medicina que, como o nome já diz, trata das doenças alérgicas. Algumas delas são: asma, bronquite, sinusite, urticária e inflamações da pele.

Antes de qualquer coisa, é bom entender o que é exatamente a alergia. Trata-se de uma reação exagerada do sistema imunológico, aquele que tem a função de nos proteger de fungos, vírus, bactérias e outros causadores de doenças. Acontece quando esse sistema reage a fatores geralmente inofensivos, como poeira, alimentos ou pelos de animais. O médico especialista em alergologia é o responsável por prevenir e tratar essas reações, treinado para conhecer suas causas. Não confunda com o médico alergista, que apenas trata as alergias, ou com o imunologista, que trabalha com o sistema de defesa do corpo em geral.

Doenças alérgicas

Exemplos de doenças respiratórias:

  • Rinite alérgica: é uma inflamação que ocorre dentro do nariz. Alguns sintomas são nariz entupido, escorrendo e espirros em sequência.
  • Asma: uma doença que inflama as vias respiratórias e facilita a ação de vírus, bactérias e agentes irritantes no pulmão. Pode causar tosse, dificuldade para respirar e sensação de aperto no peito, entre outros sintomas.
  • Sinusite: é a inflamação dos espaços vazios entre os ossos do crânio e do rosto. Os sintomas incluem nariz entupido, tosse, mau hálito e menos percepção de cheiros e sabores.

Todas essas doenças têm tratamento por remédios, vacinas e controle do ambiente.

Exemplos de alergias de pele:

  • Picadas de insetos: mosquitos são os maiores causadores, mas também há outros insetos, como pulgas e alguns tipos de besouros. Os sinais mais comuns são aquelas famosas bolinhas que coçam bastante, mas podem aparecer cascas e até bolhas. O tratamento pode incluir remédios, cremes e pomadas.
  • Urticária: tem como característica o aparecimento de placas vermelhas na pele, acompanhadas de forte coceira. É necessário evitar o contato com o causador, seja remédio ou alimento.

Em tempo, alergias a remédios e alimentos também podem causar inchaço nos lábios e olhos, vômitos, febre e falta de ar, entre outros problemas.

Algumas dúvidas comuns

  • Como é feito o diagnóstico de alergia? O médico vai traçar um histórico dos sintomas, seguido de exame físico, exames complementares e testes alérgicos.
  • Como posso descobrir a causa da alergia? Além dos exames e testes, você pode prestar atenção ao que faz no dia a dia.
  • O lugar onde moro afeta minha alergia? Sim, se for úmido, abafado, se tiver mofo, animais vivos ou de pelúcia, cobertores peludos, almofadas, ou se houver fumantes morando junto ou perto de você, a crise pode ser pior.
  • Se tiver alergia ao meu animal de estimação, preciso doá-lo? Não, mas o ideal é que fique do lado de fora, ou pelo menos que não entre no seu quarto.
  • Mesmo após melhorar, devo continuar com os remédios? Depende do que seu médico recomendar.
  • Quanto dura o tratamento com vacinas? Se tiver boa resposta, de 3 a 5 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • Posso tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento? Só não misture com alguns remédios.

Contamos na Santa Casa com o serviço de Alergologia. Ligue (41) 3207-3215 e marque sua consulta.

Fontes de referência: Rede D’Or São Luiz, Hospital Israelita Albert Einstein, Educa Mais Brasil, PneumoCenter, Clínica Croce, Clínica Viver, AlergoLife, Clínica Pró-Saúde

Compartilhe:

Você também pode gostar destes

Skip to content