Atenção primária à saúde e sua importância

Você sabe o que é atenção primária à saúde? É um conjunto de ações de promoção e proteção à saúde da população em geral. Trata-se da principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas o que isso significa na prática? Quais são essas ações?

Existem alguns programas do Ministério da Saúde. Um deles é o Saúde na Hora, lançado em maio de 2019 e que tornou possível estender o funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essas unidades podem aderir ao programa das seguintes formas:

  • USF com 60 horas semanais, com ou sem saúde bucal;
  • USF com 75 horas semanais com saúde bucal;
  • UBS ou USF com 60 horas semanais, simplificado.

Outro programa, o Médicos pelo Brasil, surgiu oficialmente em dezembro de 2019. Seu objetivo é aumentar a oferta de médicos em locais mais pobres e vulneráveis. A previsão inicial era de 18 mil vagas em todo o país, com foco em municípios pequenos e distantes das grandes cidades.

Todas essas iniciativas buscam mostrar a importância da atenção primária e seu bom funcionamento na qualidade de vida do país. Sem saúde não há vida. Não deixe de buscar a unidade mais próxima e, se necessário, cobre serviço das autoridades competentes.

Fontes de referência: Hospital Israelita Albert Einstein, Ministério da Saúde (1) (2) (3)

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo