O que é pneumologia?

Vamos falar sobre mais um ramo da Medicina: a pneumologia. Você sabe o que é e do que ela cuida?

Essa especialidade é responsável pelas doenças dos pulmões e de todo o sistema respiratório. Veja algumas das principais e como os médicos as tratam.

Pneumonia

Uma delas é a pneumonia, na qual provavelmente o nome pneumologia lhe fez pensar. Existem vários tipos de pneumonia. Bactérias são as causadoras na maioria dos casos, mas há formas causadas por vírus e outros micróbios. É mais comum em crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças crônicas, sendo especialmente perigosa em menores de cinco anos e maiores de 60. Os sintomas incluem febre alta, dificuldade de respirar, dor no tórax, tosse, catarro, dores pelo corpo e confusão mental.

Se o causador for uma bactéria, o tratamento é por meio de antibióticos. Caso seja um vírus, aplicam-se remédios para as dores e a febre, além de antivirais nos casos mais graves. Pode ser necessária a internação no hospital, especialmente para pacientes de maior risco.

Tuberculose

A tuberculose tem como causadora uma bactéria, chamada bacilo de Koch. Atinge principalmente os pulmões, podendo também se manifestar em outros órgãos. Saiba mais aqui.

Asma

É uma doença que inflama as vias respiratórias e diminui a passagem de ar, causando tosse, falta de ar e aperto no peito, entre outros sintomas. Atualmente, não se conhece a cura, sendo possível apenas controlar. A asma não é igual em todos os pacientes, por isso é importante um tratamento especial para cada um. Normalmente, usam-se remédios para controle da doença e alívio das crises. Esses remédios são aplicados por meio da famosa “bombinha”.

Gripe

Essa é uma das mais conhecidas. Quem nunca esteve gripado ou não conhece alguém que já esteve? O causador da gripe é um vírus do tipo influenza. Os sintomas você provavelmente já conhece, ou pelo menos alguns deles: febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, nariz escorrendo, cansaço e mal-estar. Esses sintomas geralmente desaparecem sozinhos em até dez dias. Não existem remédios que combatem o vírus, apenas aqueles que ajudam a aliviar os sintomas. Entre os grupos de risco estão crianças com menos de 5 anos, idosos com mais de 65 anos, grávidas e pessoas acima do peso. Sem o devido tratamento, a gripe pode evoluir para uma pneumonia. Se os sinais forem muito fortes nos primeiros dois dias, consulte um médico.

Resfriado

Muitas pessoas o confundem com a gripe. De fato, ambos têm muitos sintomas em comum, mas no resfriado não há dores no corpo todo e a febre é baixa ou não existe.

Além disso, as duas doenças vêm de vírus, mas o resfriado tem outros tipos como possíveis causadores. Seus sintomas são mais leves que os da gripe, podendo durar de dois a quatro dias.

Assim como no caso da gripe, os remédios apenas diminuem o desconforto causado pelos sintomas. Você deve ter visto vários desses remédios em comerciais de televisão. Essa divulgação é natural, sendo o resfriado a doença mais comum do planeta. Consulte seu médico para saber qual o melhor remédio para seu caso. Evite tomá-los por conta própria.

Bronquite

É a inflamação dos canais que levam o ar do nariz até o pulmão. Pode ser consequência de outras doenças, incluindo gripes e resfriados, ou da exposição à fumaça do cigarro, poeira, pólen ou ar poluído. Alguns sintomas são:

  • tosse seca ou com catarro;
  • falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • ruídos ao respirar;
  • desconforto no peito;
  • lábios e pontas dos dedos roxos ou azulados;
  • inchaço nas pernas;
  • febre ou tremedeira;
  • cansaço;
  • falta de apetite.

Alguns tipos de bronquite são:

  • Bronquite aguda: geralmente associada a alguma outra condição, como uma gripe. Além dos sintomas acima descritos, pode ter outros, como dores de cabeça, garganta ou no corpo e nariz entupido ou escorrendo. Esses sintomas geralmente melhoram em uma semana.
  • Bronquite crônica: quando as crises podem durar mais de três meses por ano. Os sintomas incluem inchaço nos tornozelos, pernas e pés.

O tratamento para bronquite pode incluir remédios contra bactérias ou vírus, bem como contra os sintomas. Também se recomenda descansar e beber muito líquido.

No Hospital Santa Casa, contamos com o serviço de Pneumologia. Ligue (41) 3207-3215 e marque sua consulta. Atendemos das 7h às 17h.

Fontes de referência: InfoEscola (1) (2), Minha Vida (1) (2), Tua Saúde (1) (2) (3), Rede D’Or São Luiz (1) (2), Dsau, OPAS

Compartilhe:

Você também pode gostar destes

Skip to content