

A página do Hospital Santa Casa de Curitiba é um canal de comunicação, compartilhamento de ideias e divulgação de informações sobre saúde e qualidade de vida. Não realizamos consultas online e não passamos informações sobre pacientes.
46 minutes ago
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em julho deste ano, apontava um maior índice de obesidade registrado nos últimos 13 anos, passando de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. A obesidade é, resumidamente, o acúmulo excessivo de gordura corporal e uma pessoa é considerada obesa quando atinge o Índice de Massa Corpórea (IMC) de 30.
No entanto, o sobrepeso é somente uma das complicações que uma pessoa obesa pode ter. Quanto maior o IMC, mais chance a pessoa tem de desenvolver doenças que podem trazer mais complicação à saúde do paciente. A cirurgia bariátrica é um procedimento que altera o aparelho digestivo e faz com que o corpo reduza a quantidade de absorção de calorias e a quantidade de comida.
Existem dois tipos de cirurgia bariátrica. Uma das mais utilizadas no Brasil, de acordo com o médico cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Santa Casa de Curitiba, Alcides Branco Filho, é a chamada cirurgia mista ou bypass, que reduz o tamanho do estômago e realiza um desvio do trânsito intestinal.
Para a realização de uma cirurgia, o paciente interessado passa por uma série de análises e de profissionais até o agendamento da cirurgia. Ele passa pelo cardiologista, nutricionista, psicólogo, endocrinologista, endoscopista, também realiza diversos exames, e passa por uma avaliação anestésica. Sendo que, antes disso, ele precisa obedecer aos pré-requisitos para dar entrada no processo de encaminhamento da cirurgia.
Esses critérios importantes são o peso e altura, onde o IMC deve ser maior que 35, também precisa possuir problemas de saúde oriundos da obesidade, como doenças respiratórias, ortopédicas, cardíacas, circulatórias e psicossocial. Além disso, é avaliado se a pessoa já tentou outros tipos de tratamentos, como reeducação alimentar ou se já precisou tomar medicamentos, após realizar acompanhamento de um profissional, mas mesmo assim, continuou a engordar.
A CIRURGIA COMO UMA SAÍDA
Segundo o médico, o procedimento pode contribuir efetivamente com a redução da obesidade, mas principalmente pode tratar as doenças que não são curadas com remédios. “Nós temos vários números que confirmam isso. 75% das pessoas não tomam mais remédio para pressão alta, 90% melhoram de dores articulares, 95% das pessoas melhoram a autoestima e relacionamentos, integrando mais os pacientes à sociedade e ofertando mais qualidade de vida”, completa.
Esta sexta-feira (11) é marcada pelo Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. E apesar da cirurgia ser um tratamento efetivo contra a obesidade, existem complicações que o paciente também pode sofrer durante e após o procedimento. “Embora sejam pequenos, há riscos, dependendo das doenças”, comenta o médico. Por isso, é importante que o paciente faça o acompanhamento para evitar perder vitaminas essenciais e entender as alterações que ocorrem no funcionamento do próprio corpo. “A pessoa precisa fazer um acompanhamento com um médico durante a vida toda”, complementa.
Além disso, existe a chance do paciente bariátrico – quando não realizado o acompanhamento – voltar a ganhar peso por não mudar o comportamento. “Mais de 30% das pessoas voltam a engordar, porque abandonam o tratamento e perdem o controle”, conta.
SANTA CASA
O Hospital Santa Casa possui um dos serviços de cirurgia bariátrica mais tradicionais do país, conta com profissionais renomados com anos de experiência e uma estrutura física preparada para receber os pacientes que desejam mudar as suas vidas. A instituição realiza o procedimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que o paciente chega por meio de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), ou particular e convênio, que o paciente pode agendar diretamente no uma consulta de avaliação pelo telefone: (41) 3207-3215.
Com o objetivo de divulgar e levar mais transparência a pacientes, colaboradores, médicos, operadoras de planos de saúde, órgãos públicos e público em geral, a ISCMC conta com uma equipe de Comunicação e Marketing, que é responsável em zelar pela imagem da instituição, que há mais de 140 anos é respeitada e reconhecida em toda a sociedade.
A página do Hospital Santa Casa de Curitiba é um canal de comunicação, compartilhamento de ideias e divulgação de informações sobre saúde e qualidade de vida. Não realizamos consultas online e não passamos informações sobre pacientes.
46 minutes ago