O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária é a perda involuntária da urina. Desta forma, o paciente não consegue manter o controle sob a vontade de urinar, fazendo com que haja impactos significativos na qualidade de vida e autoestima.

A estimativa é que isso atinja cerca de 200 milhões de pessoas no mundo todo. É uma condição que pode atingir ambos os sexos, mas é duas vezes mais comum em mulheres. Portanto, vejamos informações gerais sobre esse problema.

Tipos de incontinência

Podemos falar em três tipos principais de incontinência urinária:

• De esforço: resulta de algum movimento, como rir, tossir, espirrar ou até carregar muito peso. Nesse caso, pode ser consequência de lesão ou enfraquecimento do órgão que controla a saída da urina. Pode vir também da fraqueza dos músculos que dão apoio à bexiga. Uma pessoa com esse tipo pode ir muito ao banheiro e evitar atividades físicas.
  • De urgência: a pessoa, de repente, tem uma vontade incontrolável de fazer xixi. Pode até liberar a urina antes de chegar ao banheiro. Quando isso acontece, a causa é a bexiga hiperativa. Ou seja, quando a bexiga contrai sozinha, contra a vontade do indivíduo.
  • Mista: une sintomas dos dois outros tipos, sendo o principal a impossibilidade de controlar a saída da urina.

As causas

Normalmente, o sistema nervoso autônomo consegue controlar a eliminação da urina. Há várias causas possíveis para isso não acontecer. Aqui estão algumas delas:

• gravidez e parto;
  • tumores, malignos ou benignos;
  • doenças que comprimem a bexiga;
  • tosse crônica dos fumantes;
  • obesidade;
  • procedimentos cirúrgicos.

Descobrindo e tratando

Para confirmar que há incontinência urinária, o primeiro passo é clínico. O médico deve conferir os sintomas e o histórico do paciente. Uma dica é anotar a quantidade e horário das perdas de urina, bem como se o paciente perde muita ou pouca.

É possível que haja solicitação de exames. O teste de urina em laboratório pode descobrir uma infecção urinária. Já o ultrassom pode verificar se rins, bexiga e próstata estão no tamanho normal.

O tratamento varia de acordo com o tipo de incontinência. Se for de esforço, a técnica mais comum e eficaz é a cirurgia de Sling. Caso seja de urgência, usam-se remédios e técnicas de fisioterapia. Vale destacar, em alguns casos não é necessário nenhum tratamento.

Previna-se!

Controle os fatores de risco para incontinência urinária. Mantenha-se no peso ideal. Faça exercícios físicos regularmente.

E não pense que a condição é inevitável em mulheres depois dos 50 ou 60 anos. É possível tratá-la, e isso irá trazer melhor qualidade de vida.

Na Santa Casa de Curitiba, contamos com o serviço de Urologia. Pode tirar suas dúvidas com a gente!

Marque sua consulta. Ligue (41) 3320-3500, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694, Centro.

Fontes de referência: Drauzio Varella, Brasil Escola