Por que o cabelo fica branco quando envelhecemos?

Você já se perguntou por que o cabelo fica branco quando envelhecemos? Bom, esse é um dos principais sinais de velhice. Mas, afinal, por que isso acontece? Nossos cabelos ficam brancos somente na velhice? Vamos ver isso e mais coisas que acontecem em nossos cabelos conforme a idade avança.

Quando e por que o cabelo fica branco

Por volta dos 35 anos, é natural que nossos cabelos vão perdendo a cor. Porém, em alguns casos, isso começa a acontecer ainda na adolescência. A explicação para a mudança está na melanina, mesma substância que dá cor à nossa pele.

Os fios cinza ou brancos têm baixo nível de melanina, ou até nenhuma. A produção da substância é complexa, mas a ciência já apontou algumas causas possíveis para a perda da cor. A principal delas é a genética. Por exemplo, metade da população branca fica com 50% dos cabelos grisalhos antes dos 50 anos.

Mas existem alguns casos em que o cabelo perde a cor antes dos 30 anos. Problemas de saúde são motivos possíveis para isso, como o vitiligo e doenças da tireoide.

Também pode ser que a causa seja o fumo. Segundo estudos, fumantes têm 2,5 vezes mais chance de ficarem grisalhos antes dos 30 do que não fumantes. Outras pesquisas apontam que o estresse prejudica as células que armazenam a melanina.

Outros sinais de envelhecimento

Debaixo da pele, existem pequenas bolsas, chamadas folículos pilosos. É dentro dessas bolsas que nascem nossos cabelos (e outros pelos do corpo).

Quando chegamos na fase dos cabelos brancos, alguns folículos deixam de funcionar. Esse é um dos motivos pelos quais é natural que pessoas idosas tenham menos cabelo. A baixa nos hormônios e a diminuição da absorção de proteínas também contribuem para a perda dos fios, além de deixá-los mais finos.

Cuide dos seus cabelos!

Não temos hoje como evitar que os cabelos envelheçam. Mas é possível mantê-los sempre bonitos e saudáveis.

Um dos cuidados está na alimentação. Proteínas estão entre os nutrientes mais importantes para cabelos fortes. Vitaminas como a biotina e sais minerais como ferro e zinco também têm papel fundamental. Algumas dicas: ovos, cenoura, peixes, sementes, frutas cítricas (laranja, limão etc.), espinafre e feijão.

Escolha bem os produtos de higiene. Fuja daqueles que contêm formol. Use protetor solar especial para cabelos. Tome cuidado se for usar um descolorante, pois ele pode deixar os fios ainda mais finos.

E, se tiver alguma dúvida, consulte seu dermatologista. Temos esse serviço na Santa Casa de Curitiba. Conte com a gente!

Ligue (41) 3325-3500 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694, Centro.

Fontes de referência: Dr. Jairo Bouer, Revista Galileu, Clínica Muricy, Farmácias Pague Menos

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo