O que é câncer cervical?

Você já ouviu falar em câncer cervical ou câncer do colo do útero? É o terceiro que mais atinge a população feminina e o quarto que mais mata mulheres no Brasil. Seu causador é o papilomavírus humano (HPV). Trata-se de um vírus que não causa doença na maioria das vezes, mas em alguns casos pode trazer alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Os sinais e sintomas da doença normalmente não aparecem na fase inicial. Nos casos mais avançados, podem se manifestar nos órgãos sexuais femininos, na forma de dores de barriga associadas a queixas urinárias ou intestinais ou perda repentina de peso.

E como saber se você tem o câncer? Uma dica é o exame preventivo Papanicolau, no qual o profissional recolhe células nas superfícies externa e interna do colo do útero. Essas células são colocadas em uma lâmina de vidro e analisadas em laboratório. Caso o exame detecte células anormais, deve-se fazer uma biópsia, retirando uma pequena amostra do tecido para análise em microscópio. Recomenda-se o exame a mulheres de 25 a 64 anos.

Se tiver a doença, você pode fazer cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. O tratamento depende do estágio de evolução da doença e de fatores pessoais, como idade e desejo de ter filhos.

Mas o melhor caminho é prevenir. Além do Papanicolau, há também a vacina contra o HPV, incluída no calendário vacinal para meninas de 9 a 14 anos. Não deixe, porém, de realizar o exame preventivo ao chegar aos 25 anos, pois a vacina não protege contra todas as formas do vírus.

Na Santa Casa, você pode contar com o serviço de Oncologia. Agende sua consulta pelo fone (41) 3207-3215.

Fontes de referência: INCA, Sanar

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo