Oncologia

Oncologia

Na Santa Casa, o oncologista se preocupa com a abordagem geral, com o cuidado humanizado e com o tratamento de quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
Agende sua consulta no Hospital Santa Casa agora mesmo! Central de agendamento:

(41) 3207-3215. De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

ATENÇÃO ONCOLÓGICA

Tratamento de excelência aos usuários

A Atenção Oncológica no Hospital Santa Casa visa oferecer tratamento de excelência aos usuários, aliando ao saber técnico-científico, atendimento acolhedor, de escuta e respeitoso ao ser humano na sua individualidade. Humanização e oncologia são termos que caminham juntos quando se observa e se considera a magnitude que o câncer assumiu ao longo dos anos. Afinal, a expectativa de vida e a incidência da doença na população brasileira crescem nas mesmas proporções em que novos casos são diagnosticados a cada ano, contribuindo para que a busca por tratamento efetivo e de cunho diferenciado, em geral, constitua um desafio para o paciente. Todo e qualquer atendimento prestado é baseado nas relações humanas, considerando as diferenças posturais e pensamentos, assim é relevante considerar que atender pessoas corresponde a dar assistência a um público heterogêneo. Quando inserimos a humanização nesse contexto, levamos em conta a importância da comunicação entre profissional e cliente para facilitar a relação confiança-respeito. A humanização, durante o tratamento oncológico, permite criar uma relação mais próxima e global da equipe multiprofissional com o paciente, encontrando soluções para problemas que impactam negativamente na qualidade de vida. Além disso, propicia na atuação e desenvolvimento da terapêutica de forma mais humana, considerando o doente como um ser individualizado e de características próprias, sejam elas físicas ou emocionais e melhora a eficácia do tratamento utilizado. No Hospital Santa Casa, a atenção oncológica oferecida é pautada na excelência do diagnóstico e tratamento.
0

Sessões

DE QUIMIOTERAPIA EM 2020
Utiliza-se metodologias que trabalham a necessidade de prevenção aos seus usuários, no entanto o tratamento prolongado é debilitante, sendo assim é colocado em prática estratégias humanizadas, visando minimizar os impactos do tratamento de caráter agressivo. As linhas de trabalho adotadas se baseiam com foco na prevenção, triagem, diagnóstico, cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Como medida de segurança, no intuito de redução na circulação de pessoas e assim evitar aglomerações no setor, foram realizadas teleconsultas para pacientes em seguimento clinico e para os pacientes após alta hospitalar por suspeita ou confirmação da COVID-19. Como estratégias norteadoras os pacientes em tratamento com quimioterapia foram orientados a comunicação imediata de surgimento de sintomas gripais. O impacto mais relevante frente a pandemia no Serviço de Oncologia foi a redução de 32% em consultas iniciais, referenciadas pela Unidade Básica de Saúde, no entanto a programação da caracterização do setor foi mantida e eventos com envolvimento do paciente foram adaptados. Realizamos no decorrer do ano atividades comemorativas de forma segura para manter o acolhimento e proximidade, mesmo diante do distanciamento social. No decorrer do ano foi mantido a entrega de lenços, toucas, turbantes, almofada de coração, kit de higiene e panetones. Em comemoração ao Outubro Rosa, foi realizado as atividades em período normal de atendimento com o apoio do Grupo Fé, Amor e Esperança com entrega de Anjos e Grupo Kadosh com apresentação de dança e entrega de Almofada de Coração.

AJUDE A SANTA CASA

Você também pode salvar vidas. Participe!

Conheça e siga nossos perfis nas Redes Sociais

Acompanhe nosso trabalho e fale conosco