AVC: o que é, sintomas, tratamentos e prevenção

considerado como uma das doenças que mais acomete os brasileiros, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma enfermidade quase silenciosa e que, se não tratada a tempo, pode deixar amplas sequelas ou mesmo levar à morte. Dados da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares apontam que cerca de 70% das pessoas não retornam ao trabalho e em torno dos 50% ficam dependentes de outras pessoas para tarefas do dia-a-dia, após terem sofrido um AVC. É mais comum ocorrer na faixa dos 60 anos, mas a doença pode fazer vítimas de mais variadas idades, inclusive durante a infância.

Mas, como ele ocorre?

O AVC é resultado de problemas com os vasos que levam sangue ao cérebro. Existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebral, o hemorrágico e o isquêmico.

O hemorrágico é quando há o rompimento dos vasos sanguíneos no cérebro, resultando em uma hemorragia no interior do tecido cerebral ou nas laterais do cérebro.

Já o isquêmico é quando um coágulo impede o fluxo de sangue para uma determinada área do cérebro, levando as células à morte. Pode ocorrer em decorrência de um trombo (trombose) ou êmbolo (embolia).

Quais os sintomas do AVC?

Alguns sintomas, listados abaixo, são mais comuns quando está ocorrendo um Acidente Vascular Cerebral.

• Fraqueza ou sensação de formigamento na face, braços ou pernas, especialmente de um lado específico do corpo;
  • Confusão mental;
  • Dificuldade na fala ou compreensão;
  • Alterações na visão (em um ou em ambos os olhos);
  • Dificuldades de equilíbrio, coordenação, tontura ou no andar;
  • Dor súbita e intensa na região da cabeça, sem causa aparente.

Quais são os tratamentos e métodos de reabilitação pós AVC?

É importante ressaltar que o AVC é uma doença tratável. Hoje, no caso do isquêmico, existe um medicamento injetável altamente eficaz, chamado de Alteplase.  Estudos mostram que em até 4h30min após o início dos sintomas, o paciente que recebe esse medicamento, responsável por desobstruir o vaso lesionado, logo que chega ao hospital capacitado tem mais chances de bons resultados em seu quadro. Além disso o tratamento pode ser feito com cateterismo, desobstruindo o vaso cerebral.

Caso perceba a ocorrência de um AVC, o que devo fazer?

Se o Acidente Vascular Cerebral lhe acometer, procure ajuda de alguém próximo a você ou, se estiver em condições, ligue para o SAMU pelo número 192. Quanto mais rápido for o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento do AVC, maiores serão as chances da recuperação por completo.

Se você é de Curitiba-PR, consulte pelo site da Prefeitura qual é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de você clicando aqui.

A Santa Casa, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, oferece um Pronto Atendimento 24h, atendendo a casos de urgência por planos de saúde ou particular. Para saber mais, clique aqui.

Como posso prevenir um Acidente Vascular Cerebral?

Diversos fatores podem colocar em risco a nossa saúde, resultando em doenças crônicas como câncer e diabetes, além do AVC. 90% dos fatores de risco são preveníveis, tais como pressão alta, diabetes, colesterol elevado, arritmias cardíacas, tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse. Como prevenção, hábitos podem ser adotados a qualquer momento da vida. Veja alguns deles:

• Evitar o consumo de cigarro e álcool;
  • Não fazer uso de drogas ilícitas;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Estar atento quanto ao peso ideal;
  • Beber bastante água ao longo do dia;
  • Praticar atividade física regular;
  • Avaliar e controlar pressão arterial e glicose.

Referências:

Ministério da Saúde