Médico da Santa Casa fala sobre procedimento inovador em congresso na Itália

Procedimento foi desenvolvido para pacientes com problemas nutricionais após a realização de cirurgia bariátrica.

O médico cirurgião geral da Santa Casa, Dr. José Sampaio Neto, acaba de retornar da Itália onde participou como palestrante convidado do 3º BIT’S – congresso internacional sobre doenças digestivas. O evento, que traz inovações e atualizações sobre o tratamento e diagnóstico de patologias associadas ao aparelho digestivo, aconteceu em Roma e reuniu cerca de 150 participantes de 37 países.
O convite surgiu após a publicação de um artigo produzido pela equipe de cirurgia bariátrica da Santa Casa descrevendo o procedimento de cirurgia revisional e seus resultados em pacientes pós cirurgia bariátrica e gastrectomia. Segundo o médico, como existe um número muito grande de pacientes submetidos a essas cirurgias, a síndrome de hipoglicemia hiperinsulinêmica pancretogênica vem ocorrendo cada vez mais. “Essa síndrome é um efeito colateral que causa uma resposta exagerada do corpo, liberando uma alta dose de hormônios intestinais, o que gera uma queda excessiva de açúcar no sangue. Alguns sintomas são desmaios, convulsões, perda de consciência e em alguns casos desnutrição grave”, esclarece o cirurgião.
Com a nova técnica, o resultado é um grande benefício para os pacientes, pois desfaz o desvio intestinal de maneira parcial aliviando os efeitos dos hormônios intestinais, e assim, diminuindo os episódios de hipoglicemia e desnutrição. O destaque positivo é que a cirurgia não reverte totalmente os efeitos da cirurgia bariátrica, ou seja, não ocorrerá o reganho de peso, e para os casos de desnutrição, o paciente ganhará peso até chegar a um estado saudável. O método foi feito pela primeira vez em 2016 e os primeiros casos foram realizados na Santa Casa.
Dr. José Sampaio acrescenta que o procedimento é inovador e é realizado em poucos hospitais no mundo, o que despertou o interesse de médicos de outros países pelo assunto. “Tinham convidados de vários países do mundo, foi uma oportunidade muito legal para representar a nossa ideia, nosso país e o hospital que a gente tanto gosta”, concluí o médico.
Vale destacar que a Santa Casa é referência em cirurgia bariátrica e recebe pacientes de diversas partes do Paraná e do Brasil e, graças ao novo método, poderá atrair ainda mais pacientes.
Além do Dr. José Sampaio, participaram do estudo Dr. Luis Sergio Nassif, Dr. Dr. André Thá Nassif, Dr. Alcides José Branco Filho, Dra. Flávia David João De Masi e Dra. Graciany Gasperin.