Medidas preventivas contra o Coronavírus (Covid-19)

Com o aumento no número de casos de Coronavírus (COVID-19) no Brasil, é hora de redobrar os cuidados para garantir a sua saúde e também o bem-estar do seu familiar ou amigo que está internado.

Por isso, a Santa Casa de Curitiba está adotando algumas medidas preventivas em caráter temporário e indeterminado. São elas:

– Suspensão das visitas a pacientes internados (informações sobre pacientes podem ser tomadas por telefone em cada unidade);

– Suspensão de visitas nas UTIs (serão realizados boletins médicos por telefone, conforme explicado abaixo);

– Suspensão de Missas e atividades voluntárias durante o período de contingência;

– Suspensão de visitas ao Museu da Medicina e outras vistas institucionais ao hospital;

– Suspensas as entregas de exames e prontuários (exceto casos de emergência);

– Suspensão de consultas, procedimentos e exames eletivos (a partir do dia 23 de março e com prazo indeterminado);

AMBULATÓRIO – SUS

Tendo em vista o momento atípico e de necessidade de medidas restritivas (mas que não afetem a assistência à saúde da população), a direção da Santa Casa, em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, negociou um plano de ação para atuação de contingência no Ambulatório SUS.

Levando em consideração as determinações do órgão público e a capacidade de mobilização para comunicação com todos os pacientes, ficaram acordadas algumas ações gerais emergenciais para este momento delicado, evitando riscos à saúde dos nossos pacientes e profissionais. LEMBRANDO QUE ESSAS REGRAS SÃO VÁLIDAS APENAS PARA CONSULTAS MANTIDAS. São elas:

1. Restrição de entrada de acompanhantes no Ambulatório (apenas para pacientes que necessitem realmente de apoio);
  2. Realização de triagem já na entrada do ambulatório. Pacientes e acompanhantes serão questionados sobre possíveis sintomas gripais e serão encaminhados para avaliação prévia da enfermagem. Todos considerados suspeitos, deverão utilizar máscara durante todo o tempo no ambulatório.
  3. Apenas os controladores de acesso utilizarão máscara em serviço, pois realizarão o primeiro contato com o usuário;
  4. Os demais profissionais de saúde e administrativos não deverão utilizar máscara, pois os pacientes que oferecem risco já estarão usando;
  5. A equipe de enfermagem reforçará as orientações sobre higiene das mãos aos pacientes e acompanhantes;
  6. Portas e janelas deverão ser mantidas abertas e, se possível, os pacientes devem manter distância entre as cadeiras ocupadas;
  7. Disponibilização de álcool gel para as recepcionistas;
  8. Se possível, priorizar atendimento de pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos.

O QUE FOI MANTIDO
  • Exames de pacientes em triagem oncológica e casos especiais permanecem;
  • O atendimento ambulatorial será exclusivo para as especialidades abaixo, consideradas de maior complexidade e urgência aos pacientes na fila;
EspecialidadeProfissionalDia de atendimentoHorário
Cancerologia GeralAndre Luiz Sieracki Ferrer3ª Feira08h00 às 10h00
Cancerologia GeralAlan Cardoso Hasselmann Motter5ª Feira08h00 às 11h50
Cancerologia Geral – GinecologiaRaimundo Romilton Leal do Rosário5ª Feira12h30 às 15h30
Cardiologia – Pré-TransplanteMarcely Gimenes Bonatto5ª Feira13h00 às 16h30
Cardiologia – Insuficiência CardíacaMarcely Gimenes Bonatto5ª Feira13h00 às 16h30
Nefrologia – Pós TransplanteRafael de Souza Pine3ª Feira12h30 às 15h45
Nefrologia – Pré TransplanteRafael de Souza Pine2ª Feira13h00 às 15h00
Nefrologia – Pré TransplanteRafael de Souza Pine5ª Feira08h00 às 11h30
Urologia – NeoplasiaEduardo Wei Kin Chin3ª Feira07h30 às 10h00
Cardiologia – Pós-TransplanteMarcely Gimenes Bonatto3ª Feira13h00 às 14h00
Cardiologia – Pré-TransplanteMarcely Gimenes Bonatto3ª Feira13h00 às 14h00
Especialidades cirúrgicas (pós-operatório apenas)DiversosDiversosDiversos
  • Para pacientes de outras especialidades será realizada uma fila de espera para agendamento posterior ao período de contingência;
  • Todos serão informados por telefone sobre datas de novos agendamentos.

BOLETINS MÉDICOS POR TELEFONE

Essa opção será dada para familiares de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e nas Unidades de Internação:

– UTI 2 – RAMAL 3320-3756 – DAS 12h ÀS 13h;

– UTI 3 – RAMAL  3320-3619 – DAS 12h ÀS 13h;

– UTI CLÍNICA – RAMAL 3320-3680 – DAS 11h às 12H;

– UTI CIRÚRGICA – RAMAL 3320-3535 – DAS 11h ÀS 12h;

– UNIDADE 1 – RAMAL 3320-3632;

– UNIDADE 2 – RAMAL 3320-3725;

– UNIDADE 3 – RAMAL 3320-3634;

– UNIDADE 4 – RAMAL 3320-3633;

– UNIDADE 5 – RAMAL 3320-3627;

– UNIDADE 6 – RAMAL 3320-3723;

– UNIDADE 7 – RAMAL 3320-3780;

Com essas medidas em acordo com o as definições da Secretaria de Saúde, buscamos reduzir a exposição de nossos profissionais a pacientes que potencialmente possam transmitir o vírus.

Por isso, agradecemos a todos os médicos e demais profissionais que estão atuando nesse momento de crise, sempre com o objetivo de manter a assistência a seus pacientes de maior gravidade. Lembrando que a Santa Casa está a todo momento acompanhando os protocolos da Secretaria de Saúde e adotando ações em consonância com o que está sendo preconizado pelos órgãos públicos.

Qualquer novidade ou mudança de protocolo será comunicado a todos e esta página será atualizada.