Vamos falar sobre dor de cabeça?

A dor de cabeça é uma coisa normal na vida de qualquer pessoa. Quem nunca sentiu a cabeça doer em algum momento de muito estresse? Essa é, ao lado da febre, a causa mais comum. Mas existem outras, inclusive doenças. Vamos ver mais sobre os diferentes tipos de dor e o que os causa.

Dor de cabeça até a nuca

Em geral, a dor que vai até a nuca é sinal de problema na coluna. Por exemplo, quando você se senta mal na aula ou trabalho.

Porém, pode ser que seja algo mais grave. Você pode ter febre e não conseguir mexer o pescoço. Isso pode ser meningite, uma inflamação no tecido que cobre seu cérebro.

Se for só dor na coluna, você pode ficar em repouso e colocar uma bolsa de água morna no pescoço. Mas, se for um caso mais grave, procure o clínico geral. Ele irá orientar os exames para descobrir de onde vem a dor e como deve ser o tratamento.

Dor constante

Se a dor não para, é possível que haja enxaqueca. Nesse caso, além de ser difícil de aliviar, a dor pode vir junto de enjoo e vômito, e você pode ficar muito sensível a luzes ou barulhos.

Existem várias outras causas possíveis para a dor constante. Entre elas, estão: calor, problemas de visão ou com hormônios, má alimentação, estresse e ansiedade.

A primeira dica é procurar um local escuro e tranquilo e tomar analgésico, como Paracetamol ou Aspirina, seguindo o que diz o clínico geral. Vale também estar atento a hábitos que podem aumentar a dor, para que fique mais fácil saber como tratar.

Sendo uma dor muito forte e que dura mais de uma semana, o melhor é procurar o clínico para que ele veja como examinar.

Dor nos olhos

Se os olhos doerem junto com a cabeça, é provável que seja cansaço. Se for isso, você pode descansar e evitar luzes fortes, como as de telas.

Mas, se em 24 horas a dor não sumir, pode ser que haja um problema de visão. Você então deve consultar seu oftalmologista.

Dor na testa

Se vier junto com dor na testa, a dor de cabeça é sinal de gripe ou sinusite. Isso significa inflamação nos espaços entre os ossos da região.

As dicas são: soro fisiológico, inalador e remédios para sinusite. Veja com o otorrino o que deverá ser feito.

Dor no pescoço

Essa é a forma mais comum de dor de cabeça. Costuma vir no fim do dia, ou depois de uma situação de grande estresse.

Estando ligado a situações normais em nossas vidas, esse tipo de dor não precisa de remédios. É possível tratá-lo apenas com técnicas de relaxamento, como massagens.

Covid-19 e gravidez

Vale lembrar que dor de cabeça é um possível sintoma da covid-19. Se for o caso, fique em isolamento. Procure o médico e siga o que ele diz.

A dor pode também aparecer na gravidez, em especial nos primeiros três meses. Isso acontece por causa de hormônios e porque a gestante precisa comer mais para não faltar açúcar no sangue e beber mais água para não ficar desidratada.

Algumas dicas são: evitar tomar café, beber cerca de 2 litros de água por dia e separar um tempo para relaxar de 3 em 3 horas. Um bom remédio para dor de cabeça em grávidas é o Tylenol.

Quando devo ir ao médico?

Quando a dor vem de uma pancada ou acidente, dura 2 dias ou mais, aumenta com o passar do tempo ou vem junto com outros sintomas, como tontura, febre ou desmaio, isso é sinal de que você deve procurar o médico. Ele verá se é preciso fazer algum exame e qual o tratamento mais apropriado.

Saber mais é o melhor remédio!

Fontes de referência: Tua Saúde

Compartilhe:

Você também pode gostar destes

Skip to content