Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Curitiba retira tumor cerebral com paciente acordada

Procedimento é extremamente seguro e indicado para casos de tumores que se localizam em áreas nobres do cérebro, que controlam a fala, movimentos e sensibilidade do corpo

Neste mês, mais um procedimento moderno e inovador foi realizado na Santa Casa de Curitiba. A equipe de neurocirurgia da instituição realizou um procedimento cirúrgico de remoção de tumor cerebral localizado na área responsável pela fala da paciente.

Esse tipo de cirurgia é chamado craniotomia acordada, onde todo procedimento é feito com crânio aberto e geralmente recomendada para a retirada de tumores cerebrais localizado em áreas que controlam funções motoras, sensitivas e da fala.
A cirurgia foi recomendada para evitar qualquer dano a fala da paciente, que ficou acordada durante todo procedimento. Durante a remoção, a fala da paciente foi testada pela neurologista, Dra. Kristel Back Merida. Desta forma, em toda cirurgia, a paciente continuava falando, lendo e interagindo com a equipe em voz alta para que a retirada fosse completa sem qualquer alteração.

“O processo dessa cirurgia começa muito antes do procedimento, todos os passos da cirurgia são explicados para que a paciente fique tranquila na cirurgia, fundamental para o sucesso do tratamento” explica o Dr. Leonardo Ruschel, neurocirurgião na Santa Casa de Curitiba.

A paciente é a Dona Iansã. Antes da cirurgia, ela confessa estar um pouco ansiosa, mas que a cirurgia foi extremamente tranquila graças às explicações do doutor. “A cirurgia foi bem desafiadora, mas eu fiquei muito atenta a cada orientação do Dr. Leonardo e Dra. Kristel e eles me ajudaram muito em cada etapa para que tudo saísse perfeito”, comenta.

A recuperação foi rápida. Após sair do Centro Cirúrgico, ela permaneceu um dia na UTI, depois foi encaminhada para enfermaria e já está em casa. “Agora estou em repouso até que o inchaço se resolva e tudo encaminhe a ser como era antes do tumor”, conta. A Dona Iansã já é paciente da Santa Casa de Curitiba devido ao Câncer de Mama primário.

Recentemente, após sofrer uma queda, ela foi diretamente até o nosso hospital onde exames já foram solicitados para investigar o caso. Após a identificação do tumor, ela foi encaminhada para a cirurgia. Todo seu processo foi com o atendimento de qualidade e humanizado da Santa Casa teve todo cuidado necessário para cuidar de si e garantir uma recuperação rápida.

Confira a galeria com as fotos do procedimento.