Como evitar a lesão por pressão em idosos

Quando se chega à maior idade, podem aparecer dores que atrapalham os movimentos da pessoa. O resultado é que ela precisa ficar na cama ou andar em cadeira de rodas. E, com isso, acaba ficando muito tempo deitada ou sentada em uma mesma posição.

Daí vem o que chamamos de lesão por pressão, ou úlcera por pressão. Mas o que exatamente é isso? É quando se machuca uma parte da pele que fica perto de algum osso, pois o idoso pressiona o local ao se sentar ou se deitar.

E o que acontece? O local atingido fica vermelho e pode aparecer uma ferida muito grande. Algumas partes nas quais isso é mais comum são: calcanhares, costas, orelhas, cabeça e ombros.

Podemos dividir as lesões em 4 graus. Vejamos mais sobre cada um deles.

No grau 1, a cor avermelhada da pele some por alguns segundos ao se apertar o local.

Já no grau 2, a lesão começa a entrar na pele, chegando à sua camada menos profunda.

Ao chegar ao grau 3, o tecido sob a pele do local pode sofrer danos ou até morrer. Assim, ela fica bem mais fina.

Por fim, no grau 4, a ferida é mais longa e profunda, atingindo os músculos e muitas vezes os ossos.

Mas qual o motivo de isso ser tão comum nos idosos? Quando a pessoa envelhece, a pele fica mais fina e frágil e o sangue já não circula tão bem. Outras condições que fazem aparecer as feridas são: se esfregar em lençóis e cobertores, suar demais ou muito pouco, não cuidar bem da higiene e não se alimentar bem.

E como evitar a lesão por pressão?

As lesões por pressão não são inevitáveis. Para que elas não apareçam, é fundamental que o cuidador (familiar ou profissional de saúde) mude algumas coisas na vida diária do paciente.

Primeiro, é útil ajudar o idoso a se mexer. Uma dica é mudar a posição dele a cada duas horas, para melhorar a circulação do sangue. E sempre tomando cuidado com o atrito na pele.

Outra dica valiosa é sempre estar atento aos sinais de lesão por pressão. Afinal, é comum que o paciente não consiga explicar que se sente mal. Observe a pele dele pelo menos uma vez por dia.

Deixe o lençol bem esticado na cama e prefira roupas leves e confortáveis para seu paciente. Isso evitará que a pressão sobre a pele seja maior.

Mantenha a pele do idoso limpa e seca, livre de umidade. É possível usar hidratantes que estimulem a circulação.

E para terminar, escolher bem os alimentos é uma dica que é sempre bem-vinda. Anote o que seu paciente comeu ou bebeu durante o dia. Vale apostar em fontes de vitamina C, como laranja, mamão, repolho e brócolis. Em alimentos que contêm proteínas, como feijão, ervilha e nozes. E naqueles ricos em ômega-3, como óleos e peixes. Por outro lado, é bom controlar carnes, ovos e leite. E evitar produtos de indústria e alimentos com excesso de açúcar, gordura ou sal. Tudo isso vai ajudar a eliminar as feridas e renovar a pele.

Nunca é tarde demais para se cuidar!

Fontes de referência: VivaBem, Cepelli