Conheça o Museu da Medicina

Em janeiro de 2019, em parceria com a Associação Médica do Paraná (AMP), a Santa Casa inaugurou o Museu da História da Medicina do Paraná. O espaço está dentro do edifício do hospital, na Praça Rui Barbosa. A iniciativa faz parte de um antigo sonho da AMP de tornar acessível à sociedade todo um material reunido nas últimas cinco décadas. As duas instituições trabalharam por mais de um ano na seleção do acervo exposto. É o primeiro museu no Estado a contar a história dessa profissão, presente na sociedade paranaense desde o século 19.

Passeando por Curitiba, você já deve ter passado por vias como as ruas André de Barros e Nilo Cairo, a alameda Doutor Muricy e a avenida Victor Ferreira do Amaral. Esses são nomes de personalidades que mostram como a história da medicina quase se confunde com a da própria cidade. Logo, é justo que tenham suas histórias contadas dentro do Museu.

Outra atração é a antiga farmácia, criada pelo farmacêutico André de Barros. Os compostos nela usados estão em uma sala onde é possível até sentir o odor dos remédios. Há também uma exposição de equipamentos, reunidos durante quatro décadas pelo idealizador do Museu, doutor Ehrenfried Wittig. O destaque vai para o pulmão de aço, usado em pacientes de poliomielite que não conseguiam respirar sem ajuda de aparelhos.

Durante a pandemia da covid-19, o Museu abriu a exposição “Vivendo a pandemia no ambiente hospitalar”, assinada pelos fotógrafos Eduardo Kimmel e Guilherme Bressan e que mostra a rotina e a realidade da equipe do hospital no atendimento às vítimas da doença que mudou nosso mundo e nossas vidas. Você pode acessar a exposição de forma presencial ou virtual.

Como todas as visitas são guiadas, é necessário agendá-las. É possível fazer isso pelo site ou pelo fone (41) 3320-3502.

Saiba mais sobre o Museu clicando aqui.

Fonte de referência: CRM-PR, Clube Gazeta do Povo