O que é metástase?

Na última quinta-feira (2), faleceu a jornalista e apresentadora Glória Maria. Ela lutava contra um câncer de pulmão, tendo sofrido metástases no cérebro. Mas o que é metástase? Por que ela acontece? É possível tratar ou evitar?

Como acontece?

Primeiro, vale lembrar o que são tumores, malignos e benignos. Um tumor é o crescimento anormal do número de células em alguma parte do corpo.

O tumor benigno não se espalha pelo resto do organismo. É o oposto do que acontece com o tumor maligno, também chamado câncer. Isso é o que chamamos metástase: quando o câncer se espalha para fora do local de origem.

De onde vem?

De forma básica, a metástase se deve à falha do organismo em combater as células do câncer. Elas chegam às outras partes do corpo por meio dos vasos sanguíneos. E, ao chegarem aos outros órgãos, se multiplicam e formam outras células malignas. A causa mais comum para isso é a descoberta tardia da doença.

Os sintomas

A metástase traz sintomas que se juntam àqueles que o paciente já tinha. Entre os principais, estão: dor nos ossos, fraqueza, dificuldade para respirar, dor de cabeça, tontura e pele e olhos amarelados.

Tem cura? Como tratar?

Sim, é possível curar a metástase, dependendo do órgão ou órgãos que ela atingiu. Em geral, usa-se o tratamento à base de remédios, como quimioterapia ou uso de hormônios. A radioterapia pode servir para controlar sintomas como dor nos ossos ou sangramento.

E não é difícil evitar que a condição surja. A forma mais eficaz é descobrir e tratar o câncer o mais rápido possível.

O caso de Glória Maria

Para cada tipo de câncer, há um ou mais órgãos que sofrem mais com a metástase. No caso do câncer de pulmão, esses órgãos são os gânglios linfáticos, glândula suprarrenal, fígado, ossos e cérebro. Este último foi o que sofreu no caso de Glória Maria.

A jornalista descobriu o câncer em 2019. Fez primeiro um tratamento, bem-sucedido, baseado na imunoterapia. Depois, vieram as metástases no cérebro, e ela teve de passar por cirurgia, também com sucesso.

Então, Glória passou por mais procedimentos médicos para se recuperar totalmente. Mas eles foram deixando de fazer efeito, e assim ela não resistiu.

Descanse em paz, Glória Maria.

Na Santa Casa de Curitiba, temos o serviço de Oncologia. Se tiver sinais de câncer, não perca tempo, venha nos ver!

Marque sua consulta. Ligue (41) 3320-3500, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694, Centro.

Fontes de referência: Mundo Livre FM, Ministério da Saúde, Rede D’Or São Luiz (1), (2), Pfizer, G1, Grupo Oncoclínicas

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo