Muita gente não sabe, mas 25% da população mundial sofre com a presença de gordura no fígado. É o que diz um estudo publicado na revista britânica Nature.
De que estamos falando? Primeiro, veja que ter um pouco de gordura no fígado não tem nada de mais. O problema é quando ela se acumula e o fígado vira um depósito. Temos então o que os médicos chamam de esteatose hepática.
O que acontece?
O acúmulo de gordura traz uma série de problemas ao fígado. Chega a causar doenças como cirrose e câncer.
Se o nível de gordura não for alto, é provável que não surjam sintomas. Porém, conforme a doença vai progredindo, podem aparecer:
- fraqueza e cansaço;
- dor de barriga, especialmente na parte de cima à direita;
- barriga inchada;
- dor de cabeça;
- coceira na pele;
- perda do apetite;
- nos casos mais graves, pele e olhos amarelados, inchaço nas pernas e pés e perda de sangue.
Por que a gordura se acumula?
Ainda não se sabe exatamente como a gordura passa a se acumular no fígado. No entanto, podemos apontar algumas razões para isso acontecer. Uma delas é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Outra é uma alimentação ruim, rica em gorduras. Podemos ainda destacar como causas possíveis obesidade, gravidez, pressão alta, falta de exercícios físicos, colesterol alto e diabetes. Inclusive, já falamos sobre alguns hábitos que ajudam na prevenção da diabetes.
Como tratar?
Antes de tudo, perceba que esse mal tem cura. Basta seguir o que seu médico diz.
É importante parar de fumar e de beber álcool. Também ajuda bastante ter uma rotina de exercícios e controlar as doenças que podem levar ao acúmulo.
Na alimentação, a dica é diminuir gorduras e carboidratos simples. Isso significa menos pão branco, pizza, carne vermelha, linguiça, salsicha, manteiga e congelados. Prefira alimentos integrais: farinha de trigo, arroz e macarrão integrais, frutas, legumes, peixes, carne branca, leite e derivados desnatados.
Podem ser necessários alguns remédios. Mas mudar seu estilo de vida é a dica principal.
Na Santa Casa, temos clínicos gerais e o serviço de Gastroenterologia. Conte com a gente!
Fontes de referência: Tilt UOL, Rede D’Or São Luiz, Tua Saúde