Santa Casa inaugura nova unidade de Hemodinâmica

Espaço tem quatro salas de exame e um novo equipamento.

A manhã desta quarta-feira (31) foi mais do que especial para a equipe do Hospital Santa Casa de Curitiba. Após um período de reforma, foi inaugurada a nova unidade de hemodinâmica, evento que contou com a presença de médicos, políticos, representantes de órgãos da Secretaria Municipal de Saúde e de operadoras de planos de saúde, além de membros religiosos do Conselho de Administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC).

A obra, iniciada em meados de janeiro, teve como objetivo deixar o espaço mais amplo e moderno para que pudesse ser instalado um novo equipamento de hemodinâmica (um dos mais modernos da cidade), adquirido com verba de emenda parlamentar destinada ao hospital pelo ex-deputado federal André Zacharow.

Provedor da ISCMC, Monsenhor Mario Sérgio Bittencourt, realizou a benção da nova unidade e citou as ações de melhoria que vêm sendo realizadas na Santa Casa nos últimos anos, destacando ainda a sagacidade e a tradição da instituição para a continuidade desse trabalho realizado há mais de um século. “A Santa Casa não perde por ser antiga, pelo contrário, acumula sabedoria. É como se fosse uma avó, uma mãe e um filho. Tem a experiência da avó, com o conhecimento de muitos anos; a agilidade da mãe, que corre ao encontro de seus filhos, principalmente aqueles que mais necessitam; e a esperteza do filho, que é antenado às coisas mais modernas para trazer com rapidez aquilo que se faz necessário”, enfatizou. As palavras do provedor foram reforçadas pelo padre Antonio Robson Gonçalves membro do Conselho de Administração, que destacou a importância da gestão do serviço hospitalar para a obtenção de bons resultados.

Já o diretor executivo do hospital, Eduardo Otoni, destacou que a unidade de hemodinâmica é a segunda etapa de um projeto de três fases. “A primeira foi concluída em janeiro com a inauguração da nova UTI; esta segunda etapa está sendo concluída agora com a nova hemodinâmica; e a terceira será a reforma de um novo espaço dentro do hospital, onde deverão ser instalados mais 10 novos leitos de terapia intensiva para pacientes cardíacos” revelou. O diretor ressaltou ainda que o projeto desta terceira e última etapa ainda está em fase de captação de recursos e que todo apoio do empresariado será bem-vindo.

HEMODINÂMICA

A Hemodinâmica é uma superespecialidade da Cardiologia. Inicialmente, a avaliação do paciente é feita por um cardiologista, que verá se há necessidade do encaminhamento à Hemodinâmica. O procedimento permite saber se há, por exemplo, obstrução das válvulas cardíacas e das artérias coronárias, evitando um possível infarto ou até mesmo descobrindo com precisão a localização da obstrução responsável pelo ataque cardíaco.

Mensalmente, são realizados em média 290 procedimentos de angioplastia e cateterismo na Santa Casa. Com o novo equipamento e espaço diferenciado, a expectativa é de expandir esse número, ultrapassando os 4 mil procedimentos/ano. Além disso, a Santa Casa conta com 33 profissionais somente na especialidade de Cardiologia, sendo muitos deles da área de Hemodinâmica.

Os procedimentos são realizados aos pacientes Sistema Único de Saúde (SUS) – via encaminhamento – e também a pacientes de convênio e particular.