Página Principal/Notícias/Qual a diferença entre cirurgia plástica reparadora e estética?

Qual a diferença entre cirurgia plástica reparadora e estética?

Engana-se quem pensa que a cirurgia plástica está ligada apenas a aspectos estéticos. Em muitos casos, o procedimento é realizado para melhorar a saúde e a qualidade de vida do paciente.
por , 6 de dezembro de 2017

O médico cirurgião plástico da Santa Casa, Dr. Dayson dos Santos, explica que o objetivo da cirurgia plástica é reconstituir ou modificar uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas, o que por sua vez divide a cirurgia plástica em dois tipos: estética e reparadora. “As cirurgias de ordem reparadora tratam de um defeito de ordem funcional, seja uma deformidade, uma cicatriz congênita que atrapalhe a função de um membro ou de uma musculatura, ou seja, que interfira na rotina diária do paciente.

Procedimentos como redução da mama, que causam dor nas costas e problemas de coluna; ou ainda a retirada de pele em regiões que causam assaduras, são muito comuns de serem realizadas. Em todos esses casos, o paciente necessita realizar o procedimento cirúrgico.

Já as cirurgias com cunho estético têm outro objetivo. “Elas não apresentam função anatômica, são realizadas com o propósito de melhorar a aparência do paciente. Contudo, é fundamental destacar o efeito positivo na autoestima das pessoas que realizam a cirurgia”, destaca o cirurgião.

Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Casa

Com cerca de uma década de atuação, o Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Casa de Curitiba (HSCC) proporciona atendimento de qualidade, com profissionais preparados e uma infraestrutura completa, que conta com atendimento ambulatorial, centro cirúrgico e suporte de UTI para oferecer ainda mais segurança e conforto aos pacientes.

Com atendimentos pelo SUS, convênios e particular, o serviço de cirurgia plástica oferece diversas opções para o paciente que deseja realizar qualquer tipo de procedimento.

Atualmente, o SUS cobre somente as cirurgias de reparação, que são encaminhadas via Rede Municipal de Saúde. Entretanto, para atender as necessidades de todos os pacientes que querem realizar um procedimento, a Santa Casa oferece ‘pacotes de cirurgia plástica’, com condições especiais de valores e pagamento.

Para agendar uma consulta de avaliação, ligue para a nossa central de agendamento. 3207-3215