Santa Casa participa de mutirão de Combate ao Câncer da Pele

O Hospital Santa Casa participa neste sábado (02), pelo 18º ano consecutivo, do mutirão do ‘Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele’, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação que pretende realizar cerca de 200 atendimentos, inclui avaliação médica gratuita sem agendamento prévio para os pacientes que apresentam lesões suspeitas pelo corpo. Após o atendimento, os pacientes diagnosticados com suspeita do câncer de pele serão encaminhados pela unidade de saúde para o ambulatório do Hospital Santa Casa para continuidade do tratamento.

Os pacientes encaminhados por meio da campanha, são atendidos por meio de uma agenda específica, o que agiliza o atendimento. “Realizamos esta ação no Hospital há muitos anos. Ela contribui muito para a descoberta de novos casos e amplia o acesso de forma gratuita para todos. Nesta edição da campanha, também realizaremos algumas cirurgias para agilizar a espera destes pacientes”, destacou o médico dermatologista responsável pelo setor de Dermatologia do HSCC, Dr. Ney José Lins de Alencar.

O atendimento terá início às 9h e encerramento às 15h no Centro Médico do Hospital, localizado na Praça Rui Barbosa, 245; e no Ambulatório da Santa Casa, localizado na Rua Rockfeller, 1450.

Para ser atendido, basta comparecer munido de documento de identificação em um dos postos de atendimento.

Dezembro Laranja

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos. Este ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas, praias e parques.

Sob o slogan “Se exponha, mas não se queime”, a campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer de pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre e as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.