Reconheça Sinais de AVC e Salve Vidas: Como Agir Rapidamente

No Brasil, 300 mil pessoas são afetadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC) todos os anos. Reconhecer os sinais de alerta e agir rapidamente pode salvar vidas, veja como:

De acordo com a médica neurologista da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dra. Mayara Silva Marques, é essencial reconhecer os sintomas de um AVC para buscar ajuda médica imediata. “É extremamente importante que esses sintomas e sinais sejam reconhecidos o mais rapidamente possível, pois o tempo no AVC é fundamental para o tratamento e para evitarmos sequelas permanentes. Cada minuto perdido significa milhões de neurônios sendo perdidos e isso diminui as chances de recuperação deste paciente”, explica a médica.

Para ajudar a detectar estes sintomas, lembrar-se da sigla “SAMU” é fundamental nesses momentos: Sorriso (verificar se um lado da face está caído), Abraço (pedir para a pessoa levantar os dois braços), Mantra (pedir para repetir uma frase simples) e Urgência (ligar imediatamente para o serviço de emergência).

Diagnóstico Precoce e Tratamento

O diagnóstico precoce de um AVC é crucial para garantir o melhor resultado possível. Dra. Mayara ressalta que os exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, são essenciais para confirmar o diagnóstico e determinar o tipo de AVC que ocorreu, seja isquêmico ou hemorrágico.

Já para o tratamento, a neurologista afirma que é de extrema importância reconhecer os sinais e sintomas rapidamente, já que isso influencia diretamente no tipo de tratamento utilizado: “Na fase inicial e aguda do quadro, a depender do tempo do início dos sintomas, podemos utilizar as chamadas terapias de fase aguda que incluem a trombólise, que é o uso de uma medicação específica intravenosa, e a trombectomia, um procedimento hemodinâmico que é responsável pela desobstrução mecânica desse vaso.”

A Santa Casa de Curitiba é referência em atendimento neurológico de excelência. Com uma infraestrutura moderna e equipe especializada, o hospital oferece uma gama completa de serviços de saúde, incluindo tratamento de emergência para casos de AVC.

Se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas de AVC, não hesite em buscar ajuda médica imediata na Santa Casa de Curitiba. Nossa equipe está pronta para oferecer o suporte necessário em momentos de crise.