Você já ouviu falar na Salmonella? É um tipo de bactéria que pode aparecer em alguns alimentos e fazer muito mal ao intestino. Vamos ver algumas informações importantes sobre esses micróbios e o que eles causam.
O que é Salmonella e como ela atua?
Salmonella é o nome de todo um gênero de bactérias. Dentro desse gênero, estão duas espécies que causam doenças em humanos: a Salmonella enterica e a Salmonella bongori. A S. enterica é a mais comum, enquanto a S. bongori é uma causa mais rara de doenças.
Acontece que a bactéria, que está espalhada no meio ambiente, se aloja em fezes de animais. Alguns desses animais estão entre nossas fontes comuns de alimentação, como galinhas, vacas e porcos. Logo, a principal forma de transmissão é por meio de alimentos contaminados com essas fezes. Carne bovina, suína e de aves, leite e ovos crus são os alimentos de maior risco.
Outra causa notável é a falta de higiene. A doença ocorre muito em locais onde superfícies, como pias, não estão bem higienizadas. Pode aparecer também em pessoas que não lavam as mãos antes de preparar a comida ou depois de usar o banheiro. Até mesmo trocar a fralda do bebê sem lavar as mãos depois pode ser uma forma de transmissão.
Sintomas da infecção
Os principais sintomas da salmonelose são:
- diarreia, que pode durar até 10 dias;
- vômitos;
- febre moderada;
- dor de barriga;
- mal-estar geral;
- cansaço;
- perda de apetite;
- calafrios;
- em alguns casos, sangue nas fezes.
Por serem sintomas semelhantes aos de outras doenças dos intestinos, o ideal é fazer exame de sangue e fezes para confirmar, além de análise clínica. Procure o médico se tiver diarreia e vômito por mais de dois dias.
Como é o tratamento?
Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem sozinhos, sem precisar de tratamento específico. Porém, se for um caso mais grave, a dica normal é repouso e beber bastante água.
Previna-se!
É possível evitar a infecção por Salmonella mantendo os alimentos limpos e também cuidando da própria higiene. Aqui estão as dicas:
- Lave as mãos antes de preparar a sua comida e de comê-la, bem como depois de usar o banheiro.
- Mantenha ambientes limpos e alimentos em boa temperatura. Use água potável no preparo da sua comida.
- Prefira ovos bem cozidos. Depois de comprá-los, deixe-os na geladeira.
- Beba leite pasteurizado e/ou fervido. As leis brasileiras proíbem a venda de leite não pasteurizado.
- Cozinhe bem a carne bovina, suína ou de aves. Não lave a carne antes de cozinhá-la.
- Evite a contaminação cruzada ao preparar a comida. Em uma tábua, coloque as carnes que irá cozinhar. Na outra, os vegetais que vai comer ainda crus.
- Limpe as pias e bancadas de forma regular.
- Fuja de lanchonetes e restaurantes em más condições de higiene e conservação.
Na Santa Casa de Curitiba, temos a Clínica Médica e o serviço de Gastroenterologia. Conte com a gente!
Marque sua consulta ligando (41) 3320-3500, ou entrando em santacasacuritiba.com.br e clicando em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694, Centro.
Fontes de referência: VivaBem, Ministério da Saúde