Depois de um dia na academia, uma caminhada ou corrida no parque, um jogo de futebol ou boliche, ou qualquer atividade com esforço físico, é possível que você sinta dores. Isso é normal, ainda mais para quem não está acostumado aos exercícios.
E por que isso acontece? É o resultado de pequenas lesões nas fibras dos músculos. Elas aparecem para que o exercício deixe de doer tanto e lhe ajudam a ficar mais forte.
O problema é quando se passam três ou quatro dias e a dor não vai embora. Ou quando ela aparece no meio do exercício, e não depois dele. Nesse caso, recomenda-se ajuda de um médico.
Mas como evitar que isso aconteça?
Não há mistério. As dicas são simples.
Uma delas é que seus exercícios respeitem os limites do seu corpo. Sempre é bom estar acompanhado de um profissional para conhecer esses limites.
Lembre-se: o apressado come cru. Não comece pelo mais difícil ou pelo mais pesado. Na primeira vez, o ideal é um nível fácil ou médio. Vá aumentando aos poucos. Tudo a seu tempo.
Também é importante estar preparado. Beber muita água evitará que as dores fiquem maiores. Você também pode fazer um alongamento antes e depois do treino, para soltar e relaxar os músculos.
E depois que a dor aparece? Como aliviá-la?
- Descanse. Ninguém é de ferro. Fique um tempo sentado ou deitado. Evite treinar onde está doendo.
- Alguns alimentos ajudam. Por exemplo, abacate, peixes e nozes, todos ricos em ômega-3, que evita inflamação.
- Use gelo. Antes do treino, coloque uma bolsa de gelo onde acha que vai doer mais.
- Atividades de recuperação. Dois dias depois do treino, faça exercícios mais leves para se recuperar, como uma caminhada tranquila.
- Evite exageros. Não treine com mais carga do que seu corpo aguenta. Em vez de aumentar o peso, prefira aumentar o trabalho.
Se tiver problemas com as dores, procure um ortopedista. Conte com a equipe de Ortopedia da Santa Casa.
Fontes de referência: areaH, Metrópoles, Feito de Iridium, IESPE