Inovação e modernização: Santa Casa de Curitiba é contemplada com novos equipamentos de ventilação e cardioversão

Aparelhos chegam para contribuir com o aumento da demanda de casos de síndromes respiratórias graves e aperfeiçoar o inventário tecnológico da instituição

A modernização está no DNA do Hospital Santa Casa, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Na última semana, mais um passo foi dado no aperfeiçoamento do inventário tecnológico da instituição. A unidade foi contemplada com quatro novos equipamentos de última geração: dois ventiladores e dois cardioversores.

Já à disposição para uso da equipe médica e assistencial, os novos equipamentos irão contribuir significativamente nos atendimentos de pacientes em estado grave, que buscam ajuda no hospital. Ambos os produtos foram disponibilizados pela Medicalway, que fornece equipamentos e serviços às instituições de saúde e o investimento foi possível graças a contemplação da Santa Casa de Curitiba com ementas parlamentares.

Para o coordenador das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) da Santa Casa, Dr. Danilo Pompermayer (CRM 28.360), a chegada desses equipamentos reforça o compromisso com a segurança do paciente dentro do hospital e fica feliz com o recebimento. “É muito bom receber mais equipamentos, isso irá contribuir bastante com os atendimentos do público e garantir mais segurança aos pacientes”, diz.

O cardioversor é um equipamento muito utilizado para casos de paradas cardíacas ou arritmias. “Ele é um dispositivo de segurança que usamos um choque para que o coração volte a bater em ritmo normal. No caso de quadros de parada cardíaca, ele pode ser usado para salvar a vida do paciente”, explica.

Em relação aos ventiladores, O Dr. Danilo enxerga eles chegam em um momento pertinente para contribuir no atendimento à pacientes acometidos por doenças que possam evoluir para insuficiência respiratória. “Seja qual for o motivo, infecção, Covid-19 ou mesmo disfunção cardíaca, o ventilador faz com que o paciente consiga respirar bem e isso faz muita diferença no tratamento”.

Conheça os equipamentos

Os ventiladores adquiridos permitem a ventilação de modo não-invasivo, além de oferecer outros modos que permitem a equipe assistencial definir o melhor tratamento de acordo com cada paciente. Além de garantir mais segurança, permite um tratamento individualizado e humanizado.

Ele ainda possibilita a ventilação em caso de necessidade de ampliação de leitos, ou seja, não sobrecarregando a rede de ar comprimido existente. Com uma excelente autonomia de bateria, o ventilador pode ser transportado dentro do hospital com uso apenas de um cilindro de oxigênio, não sendo necessário trocá-lo em caso de locomoção, gerando mais conforto ao paciente.

Um dos ventiladores que poderá ser usado.

Os cardioversores recebidos são equipamentos que permitem a aplicação de dois tipos modos de operação: a sincronizada e a não sincronizada. Essa última funciona na função de desfibrilador.

O equipamento possibilita monitorar o eletrocardiograma, permitindo que equipe médica consiga acompanhar os batimentos dos pacientes antes, durante e após o tratamento. Ele ainda possui um gerador de marcapasso, que simula a estimulação do coração de forma temporária, até que o marcapasso definitivo seja implantado no paciente.

Outra inovação é a função DEA (Desfibrilador Externo Automático), na qual o equipamento realiza a leitura automática do ritmo cardíaco através das pás adesivas, calculando a carga necessária para o tratamento. Essa função gera mais segurança, pois garante que o impulso elétrico usado seja o adequado para cada pessoa. O cardioversor ainda incida se o paciente se encaixa ou não no protocolo de Reanimação Cardiopulmonar (RPC). Ou seja, facilitando ainda mais o uso, promovendo mais segurança e qualidade no atendimento.

Essa é a Santa Casa de Curitiba reforçando seu comprometimento com a modernização em diversas frentes de atendimento no hospital. Garantindo sempre uma assistência à saúde de qualidade, moderna, inovadora e humana.

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Santa Casa de Curitiba

Com o objetivo de divulgar e levar mais transparência a pacientes, colaboradores, médicos, operadoras de planos de saúde, órgãos públicos e público em geral, a ISCMC conta com uma equipe de Comunicação e Marketing, que é responsável em zelar pela imagem da instituição, que há mais de 140 anos é respeitada e reconhecida em toda a sociedade.

Você também pode gostar destes

Skip to content