Entre os dias 27 e 29 de janeiro, o Núcleo da Qualidade da Santa Casa promove uma campanha sobre prevenção de quedas. Ação faz parte das 6 metas internacionais de segurança do paciente.
Entre os dias 27 e 29 de janeiro, o Núcleo da Qualidade da Santa Casa promove uma campanha sobre prevenção de quedas. Profissionais da saúde discutem sobre protocolo criado para auxiliar na prevenção e participam de palestras ministradas pelo geriatra Mário Tupiná e pela gerente de qualidade do Hospital Marcelino Champagnat, Bianca Piasecki.
Destinada aos colaboradores do hospital, a campanha busca também a participação de pacientes e familiares na prevenção da queda, para isto, os profissionais da enfermagem, no caso da identificação de risco, realizam uma abordagem, orientando os cuidados e a importância do envolvimento do paciente e familiar.
De acordo com o Coordenador de qualidade, Leonardo Barchik, a campanha busca reduzir a ocorrência de queda de pacientes hospitalizados e o dano dela decorrente. “Através da implementação de medidas que contemplam a avaliação de risco do paciente e que garantam o cuidado multiprofissional e um ambiente seguro, são medidas que devem ser adotadas que resguardam a dignidade do paciente.”
Esta é a segunda campanha relacionada as 6 metas internacionais de segurança do paciente, a primeira realizada abordou sobre Cirurgia Segura em agosto de 2014. O objetivo é que todas as metas sejam cumpridas nos próximos meses.