Na contramão da crise, Santa Casa amplia atendimento na hemodiálise

Com a criação de um terceiro turno, setor aumentará em 40% a capacidade de atendimento.

A Santa Casa de Curitiba, primeiro hospital da capital, deu início a uma proposta de extensão do setor de nefrologia através de uma proposta de aumento da hemodiálise, em benefício dos pacientes do SUS atendidos pela instituição. Na contramão da crise, com a ampliação, o hospital inicialmente ira qualificar sua estrutura de atendimento de Hemodiálise para aumentar o atendimento por meio da abertura do terceiro turno, com uma segunda fase prevista ainda para 2016, que irá abranger a abertura da Diálise Peritonial, modalidade de tratamento substitutiva de função renal, cuja finalidade e promover maior de qualidade de vida ao atendido, já que o tratamento pode ser realizado em casa.

De acordo com Dra. Ana Dambiski, chefe do setor de hemodiálise, a criação de um terceiro turno para atendimentos beneficiará 30 pacientes que aguardam na fila por um transplante de rim ou que necessitam de tratamentos contínuos. “Atualmente, 75% das pessoas assistidas são provenientes do SUS. Com o projeto, será ampliada a capacidade para 90 pacientes por mês, sendo SUS ou Plano de Saúde, de acordo com a demanda”.

Segundo o diretor do hospital, June Alisson Westarb Cruz, a ampliação aguarda apenas a aprovação da Prefeitura de Curitiba, considerada uma parceira importante em mais essa conquista, “estamos iniciando as obras do serviço de nefrologia com o acompanhamento da prefeitura, com o objetivo de ofertamos mais um serviço para toda a comunidade”. A previsão é que os novos pacientes beneficiados poderão ser atendidos ainda no primeiro trimestre de 2016.

Com 135 anos de atuação, a Santa Casa possui, atualmente, 283 leitos, sendo 38 leitos de UTI, 240 de internação e 17 de cuidados progressivos. Atuam no hospital mais de 830 colaboradores, 340 médicos contratados e autônomos, 90 residentes e 60 especializandos. A SCC efetua, mensalmente, 1100 internamentos e 3000 pronto atendimentos diretos, sendo ainda referencia de tratamento qualificado em cardiologia, dor torácica, bariátrica, vascular, plástica, dermatologia, oftalmologia, além de realizar transplantes de coração, rins e córneas.