Santa Casa celebra Outubro Rosa com ações de saúde e bem-estar

No mês dedicado a reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, todas as unidades da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba tiveram ações para engajar ainda mais pessoas na luta contra a doença.

Para os funcionários, foram realizadas palestras sobre prevenção e oficinas de maquiagem. Já para os pacientes, teve apresentação de dança do grupo Kadosh e oficina de educação nutricional, com degustação de alimentos que atuam na prevenção do câncer de mama.

Outra ação realizada para os pacientes do setor de oncologia foi a entrega de anjos confeccionados pelo Grupo Fé, Amor e Esperança, composto por cerca de 20 voluntárias que venceram o câncer e decidiram ajudar quem está passando pela mesma dificuldade.

“É um projeto maravilhoso! A gente já teve muitas respostas positivas nas entregas, momentos emocionantes que nos fortalecem. A gente não tem palavras, só agradece a Deus e pede que cada paciente possa ter a vitória no seu tratamento e a fé fortalecida a cada dia. Esse é o nosso trabalho, um trabalho simples feito com muito amor e carinho”, afirma Anelori Tierling, uma das representantes do grupo.

O câncer de mama, apesar de ter grandes chances de cura quando descoberto no início, é uma das maiores causas de morte de mulheres no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2020, serão mais de 66 mil novos casos da doença no Brasil. Por isso, o autoexame e o cuidado com os pacientes são tão importantes.