Infarto: saiba como identificar

Paciente relata experiência e alerta para sintomas e importância do atendimento médico.

Uma das principais causas de morte do mundo é o infarto, caracterizado pelo entupimento das artérias que irrigam o coração, comprometendo o seu funcionamento. Contudo, se a pessoa identificar alguns sintomas precocemente e buscar atendimento médico imediato é possível evitar um desfecho negativo.

Foi o caso da dona Antônia Ferreira de Albuquerque, de 59 anos, que apresentou sintomas de infarto há pouco mais de dez dias e foi encaminhada com urgência pelo SAMU à Unidade de Dor Torácica da Santa Casa. Após avaliação médica, dona Antônia realizou um cateterismo e um procedimento de angioplastia, ficou alguns dias internada para acompanhamento e hoje já está em casa em tratamento medicamentoso.

Mesmo após o susto, a paciente fez questão de contar sua história para alertar as pessoas sobre os riscos de sofrer um infarto. “Eu senti um calor, uma sensação de queimação que subia do peito e ia até o rosto. Achei que ia morrer”, conta dona Antônia.

Pessoas de qualquer idade, homens e mulheres, podem sofrer um infarto, mas ocorre com mais frequência em pessoas com mais de 45 anos. Fazem parte do grupo de risco fumantes, pessoas com excesso de peso, com pressão alta, com diabetes ou colesterol alto. Os principais sintomas que indicam este problema incluem:

• Dor no lado esquerdo do peito, em forma de aperto, pontada ou peso, que pode irradiar para o pescoço, axila, costas, braço esquerdo ou até mesmo braço direito;
  • Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
  • Dor de estômago, sem relação com alimentos;
  • Dor nas costas;
  • Mal-estar;
  • Enjoos e tonturas;
  • Palidez e suor frio;
  • Dificuldade para respirar ou respiração rápida;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade para dormir.

Porém, é importante destacar que a prevenção é sempre a melhor opção. Manter hábitos de vida saudáveis são fundamentais, mas também é importante consultar regularmente o médico e realizar exames de rotina.