Objetivo é conscientizar profissionais da saúde para o cuidado seguro e respeitoso com o paciente desde a entrada até a alta
O cuidado com a segurança do paciente é prioridade no Hospital Santa Casa de Curitiba. Assim, realizar ações que seja de conscientização dos profissionais de saúde é de extrema importância para nossos processos internos. Hoje (17), comemoramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data definida pela Organização Mundial da Saúde para promover o entendimento de profissionais de saúde, gestores, pacientes e sociedade sobre a necessidade de práticas de segurança nos serviços de saúde. Desta forma, contribuindo para minimizar riscos e danos desnecessários para o paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde.
Desta forma, a Santa Casa de Curitiba preparou um cronograma de atividades para a ação. Entre os dias 17 e 21 de setembro, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) envolverá os colaboradores da área da assistência em ações de guerrilha para conscientização da Segurança do Paciente em processos internos. Isso envolve desde o momento que o paciente chega no hospital, sua estadia até o momento de alta, além de iluminar a sua fachada com laranja, a qual representa a data em questão.
Cada ano possui um tema diferente definido. Para 2021, o tema da OMS é voltado para a saúde materna, através do slogan: “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”. O objetivo de chamar a ação a favor da segurança no momento do parto. Contudo, para se adaptar em suas necessidades, a Santa Casa adaptou para “Aja agora para um cuidado seguro e respeitoso”.
A OMS estima que um em cada dez pacientes possa sofrer eventos adversos durante a assistência. Alguns podem ser menos graves que outros. Porém, não importa. Nenhum tipo de evento adverso deve ocorrer durante o processo assistencial. É justamente para evidenciar esse marco que a OMS criou essa data. Desta forma, práticas de segurança são essenciais para garantir que esse número diminua e os danos sejam os menores possíveis. Ainda, com as ações realizadas, é possível reconhecer potenciais fragilidades e trabalhar em constantes melhorias.
SAIBA OS PASSOS PARA UM CAMINHO SEGURO DO PACIENTE
Como parte das ações do Dia Mundial da Segurança do Paciente, a própria pessoa que utiliza os serviços de saúde também deve estar atenta aos cuidados. Por isso, para garantir a segurança, é importante realizar as seguintes perguntas:
1 — Qual é o meu diagnóstico?
2 — Quais são as minhas opções de tratamento?
3 — Como é realizado o exame ou procedimento?
4 — Quais medicamentos eu estou tomando?
5 — Quantas vezes ao dia preciso tomar esta medicação?
6 — Profissional da saúde, você já higienizou as suas mãos antes de me tocar?
7 — O que significam estas pulseiras que eu estou utilizando?
Ainda, importante sempre estar atento as informações como:
- Confira sempre a sua identificação: seu nome está correto?;
- Esclareça todas as suas dúvidas;
- Se você tiver alguma alergia sinalize a equipe de saúde;
- Confirme o procedimento que precisa ser realizado, questione quem são os membros da equipe que irá realizar seu procedimento e garanta que o local está adequado;
- Observe e solicite que todos os profissionais de saúde higienizem as mãos antes de realizar qualquer procedimento com você;
- Evite quedas! Peça sempre auxílio da equipe de enfermagem para sair do leito.
Com esses passos, o paciente também na constante busca pelo cuidado seguro e também contribui com as equipes assistenciais!