Câncer colorretal – Bate Papo com Dr. Henrique Invitti

Câncer colorretal é como também se chama o câncer de intestino. No Brasil, esse tipo de câncer é o terceiro mais comum, com cerca de 40 mil novos casos por ano.

O Dr. Henrique Invitti é médico proctologista do Hospital Santa Casa de Curitiba. Em mais um Bate Papo Saúde, disponível no canal da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba no YouTube, ele fala sobre os sintomas desse câncer, suas causas, como evitá-lo e mais.

Sintomas do câncer

Como saber se você tem câncer de intestino?

“Dependendo da localização, de onde está o câncer, o paciente pode ter sangramento anal ou sinais de obstrução. Um dos sintomas mais importantes de que temos que nos lembrar é a alteração do padrão de evacuação [ato de defecar]. Aquela pessoa que tinha um padrão de evacuar diariamente, de repente começa a ir a cada dois ou três dias. Ou, ao contrário, começa a aumentar o número de evacuações. Então, toda vez que a pessoa muda do padrão, isso é um sinal de alarme”, explica o Dr. Henrique. Ele ainda lista dores na barriga e perda de peso como possíveis sinais.

Quais as causas?

Segundo o médico, a doença pode vir de fatores genéticos ou individuais. “A idade, por si só, é um fator de risco. O câncer colorretal é mais comum acima dos 45 ou 50 anos, que é quando iniciamos o rastreio. Sobre fatores alimentares, o excesso de gorduras e de alimentos muito processados aumenta o risco. O excesso de carne vermelha [bovina, suína, etc.] também pode ser um fator”, ele conta. E continua: “Outros fatores bem importantes são o tabagismo [fumo] e bebida alcoólica em uso excessivo.”

Como prevenir?

O Dr. Henrique conta que o melhor momento para se prevenir o câncer colorretal é quando se descobre a doença antes de ela aparecer, ou quando ela está em fase inicial. “Isso pode ser feito por meio da colonoscopia. A partir dos 45 ou 50 anos, todos devem fazê-la, homens e mulheres”, orienta.

E quanto à alimentação, quais as dicas?

O médico explica que a pessoa deve consumir carne vermelha até 2 vezes por semana. Como exemplos de hábitos alimentares que podem ajudar na prevenção, ele lista uma dieta rica em fibras, beber bastante água, preferir carnes brancas (aves, peixes) e alimentos naturais. “Tudo que você tira de uma embalagem ou pacote, é melhor evitar [risos]. Agora, o que consegue pegar na feira, uma coisa mais caseira, tende a ser um alimento mais saudável e causar menos agressão ao seu intestino”, diz.

Os alimentos industrializados são outro fator a se observar. O doutor conta que o aumento no consumo é uma das causas do maior número de casos detectados. A facilidade causada pelo acesso das pessoas a mais informações e pela maior quantidade de recursos disponíveis são outras razões que ele descreve.

Quando procurar o médico?

O proctologista é o médico responsável pelas doenças anais e do intestino. “Toda vez que há uma diarreia crônica, dor abdominal ou alteração no aspecto das fezes, deve-se procurar tratamento com o proctologista. Qualquer sintoma na região anal ou alteração no intestino, o médico pode te ajudar”, explica o Dr. Henrique.

Informe-se. Não deixe de procurar ajuda quando algo vai mal.

Fonte de referência: Inca