Desvio de septo nasal é quando a parede que divide o nariz em duas cavidades – as narinas – está fora do lugar. Isso acontece em cerca de 85% das pessoas e nem sempre é preciso fazer cirurgia.
Só se indica a operação quando o desvio traz algum problema, como nariz entupido ou dor de cabeça. Quando há ronco ou problemas de respiração durante o sono (apneia do sono), a cirurgia também é uma opção.
Como é a cirurgia de desvio de septo?
Primeiro, faz-se anestesia. A mais comum é a anestesia geral, mas alguns casos permitem sedação e anestesia local.
Feito isso, o otorrino fará a cirurgia no nariz, por meio de fibra ótica, com auxílio de vídeo. A ideia é descolar a mucosa que recobre a cartilagem e o osso. O tempo total do procedimento vai de 60 a 90 minutos, dependendo da complexidade do desvio.
E depois, o que acontece?
Além de ser tranquila, a cirurgia raramente traz complicações. Os desconfortos mais comuns são leves. É normal haver um pouco de dor e enjoo, além de nariz entupido. Isso acontece devido a alguns objetos que se colocam depois da operação. Um deles é o splint nasal, uma tala de silicone cuja função é manter as estruturas na posição correta. Também pode-se usar um tampão nasal, se o nariz sangrar demais durante o procedimento.
Cuidados antes e depois da operação
Para quem fará a cirurgia, é importante seguir o que o médico recomenda. Faça os exames que ele pedir, para saber se a operação é mesmo necessária. Converse com ele sobre os remédios de rotina, e não deixe de avisá-lo se houver algum sintoma estranho. Fique em jejum 8 horas antes da cirurgia. Remova os pelos do rosto, além de piercings e outros acessórios.
Depois do procedimento, os cuidados tornam-se ainda mais importantes. Aqui estão as dicas.
- Não faça muita força ao assoar o nariz. Se for espirrar, abra a boca, para evitar pressão no nariz.
- Durma com um travesseiro mais alto nos primeiros dias pós-cirurgia.
- Fique em repouso pelo tempo necessário. Normalmente, o tempo recomendado longe do trabalho é de 15 dias. Esse é também o mínimo de tempo que se deve ficar sem esforço físico.
- Na alimentação, não há muitas restrições. Mas, nos primeiros dias, prefira alimentos leves e fuja de opções muito quentes.
- Lave seu nariz com soro fisiológico, uma solução à base de água e sal. Evite banhos muito quentes.
- Siga o que seu profissional de saúde disser sobre cuidados gerais e remédios recomendados.
Na Santa Casa de Curitiba, contamos com o serviço de Otorrinolaringologia.
Ligue (41) 3320-3500 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694, Centro.
Fontes de referência: Drauzio Varella, Clínica Garrafa, Tua Saúde (1) (2), Dr. Alexandre César, Dr.ª Juliana Mascarenhas