Ela voltou! Mel Bizz, abelha da qualidade da Santa Casa, realiza ação do dia mundial da segurança do paciente

Realizado entre os dias 12 e 13 de setembro, a ação faz parte das estratégias de conscientização sobre as 6 Metas Internacionais da Segurança do Paciente, definidas pela OMS; O tema este ano é Segurança Medicamentosa.

Nossa mascote da Segurança do Paciente voltou! Mel Bizz, abelha símbolo do hospital Santa Casa de Curitiba, voltou aos corredores da nossa instituição com mais uma missão. Desta vez, garantir a segurança medicamentosa aos pacientes. Esta ação faz parte da programação especial para o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data comemorada em 17 de setembro.

Mel atuou diretamente com nossos colaboradores da Farmácia e Enfermagem para repassar orientações e dicas sobre como garantir que o transporte do medicamento até o destino correto. Além do nosso hospital, ela também fará intervenções lúdicas nas outras unidades da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba como parte do cronograma da semana.

Além do dia 17, este mês também é marcado pela campanha internacional do Setembro Laranja. O objetivo é promover ações que visam conscientizar os colaboradores sobre as Metas Internacionais da Segurança do Paciente, definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As metas funcionam para garantir a segurança do paciente através de estratégias que envolvem toda experiência no hospital, da admissão à alta.

A OMS estima que um em cada dez pacientes pode sofrer eventos adversos durante a assistência, por isso, as Metas da Segurança do Paciente são de extrema importância. A Santa Casa de Curitiba já realizou no último ano uma ação especial com a nossa abelhinha. Em 2021, o tema foi o Caminho Seguro do Paciente, envolvendo questões como identificação correta, classificação de risco conforme a ocorrência. Bem como, o diagnóstico correto dos sintomas. Relembre aqui.

sEGURANÇA MEDICAMENTOSA

A aventura de Mel Bizz começou pela Farmácia da Santa Casa de Curitiba no período de troca de turno. Desta forma, ela participou com nossa equipe no processo de despacho dos medicamentos para o posto de enfermagem. É nesse processo que entra em atuação a Meta 3. Ou seja, aquele momento em que todos os remédios, soros e outros materiais são enviados para serem aplicados ao paciente. Isso se torna ainda mais importante quando manuseamos medicamentos de alta vigilância apropriados para cada tratamento. A Meta 3 também evita que o paciente receba o remédio errado e cause um efeito adverso.

Este momento é crucial, pois se mostra necessário uma intensa conferência dos medicamentos separados. Aqui na Santa Casa contamos com uma vasta equipe farmacêutica dividia em seis farmácias, sendo uma exclusiva para atendimento dos pacientes admitidos pela emergência. Conforme dados do nosso Relatório Institucional 2021, só a Farmácia dispensou mais de 4 milhões de medicamentos, referentes a mais de 82 mil atendimentos durante o ano.

Esses números representam a importância do setor de Farmácia Clínica no hospital. Desta forma, evidencia também a importância de garantir a segurança do paciente. Após a conferência inicial desses materiais, a nossa abelha lançou voo em direção ao Posto de Enfermagem com os medicamentos devidamente separados.

Já no Posto de Enfermagem, a Mel Bizz repassou para a equipe da enfermagem novamente os medicamentos, realizando uma segunda conferência junto ao receituário. Em seguida, é definido para cada quarto os medicamentos devem ser direcionados.

Ao final dessa jornada, todos os pacientes receberam corretamente a medicação apropriada para seu tratamento. E a Mel Bizz retornou a sua colmeia, mas com o olho sempre atento para cuidar da saúde de nossos pacientes. “Bizz, biz, biz”, disse. Na linguagem das abelhas deve significar: “Segurança em primeiro lugar!”

CONHEÇA AS METAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Para realizar o caminho seguro dentro dos hospitais, a Organização Mundial da Saúde junto com a Joint Comission International (JCI) estabeleceram seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Veja quais são essas metas!

1. Identificar corretamente o paciente;
  2. Melhorar a comunicação efetiva entre profissionais da saúde;
  3. Promover a segurança na prescrição, uso e administração dos medicamentos;
  4. Assegurar procedimentos cirúrgicos em locais de intervenção, procedimento e paciente corretos;
  5. Reduzir as infecções;
  6. Prevenir quedas, riscos de lesões e úlceras por pressão.

CONFIRA AS FOTOS