Cuidar de vidas e desenvolver pessoas.
Ser reconhecida como entidade filantrópica de excelência em assistência em saúde, gestão, ensino e pesquisa.
Integridade; Humanização; Sustentabilidade; Solidariedade; Qualidade; Ensino.
A Santa Casa de Curitiba foi inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II, no dia 22 de maio de 1880 e, por muitos anos, foi o único hospital da cidade. Durante todo esse tempo, vem escrevendo uma história de respeito ao ser humano. Tanto aos profissionais que atuam no hospital, nas mais diferentes especialidades, quanto aos pacientes e familiares.
Tecnologia, inovação e humanização são as marcas da Santa Casa no atendimento às pessoas. Desde o início e cada vez mais.
As especialidades médicas, além dos serviços de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, educação física e farmácia, que complementam todos os tratamentos, têm como princípio perceber e atender cada paciente como pessoa, com suas múltiplas necessidades. Isso é atuar com respeito à história e à comunidade.
O serviço de assistência fisioterápica foi internalizado na Santa Casa em 2019, sendo responsável por promover a recuperação funcional e pulmonar dos pacientes, além de avaliar e traçar o planejamento dos pacientes de maneira multidisciplinar.
A assistência social é responsável por garantir o acesso aos direitos sociais dos cidadãos. No ambiente hospitalar esse profissional oferece o suporte social necessário para o tratamento de saúde e para os familiares durante o atendimento no HSCC.
Para a gestão, gerenciamento e operacionalização da equipe assistencial, utilizamos diferentes estratégias e ferramentas para um atendimento eficiente com foco nas boas práticas de humanização e uma equipe de enfermeiros e técnicos altamente engajados;
A nutrição clínica tem como função prestar assistência nutricional planejada, segura e individualizada visando assegurar a promoção, prevenção e recuperação do estado nutricional dos pacientes.
O serviço de psicologia é responsável por promover melhor qualidade psíquica e comportamental dos pacientes, familiares e também da equipe multidisciplinar. A equipe de psicólogos do HSCC está pronta para oferecer apoio psíquico ao paciente e a família.
O serviço de farmácia hospitalar é uma área clínico-assistencial, onde são realizadas atividades relacionadas à assistência farmacêutica, sendo o principal objetivo garantir a segurança no uso de medicamentos.
A fonoaudiologia hospitalar é a área que atua com o paciente ainda no leito, de forma precoce, preventiva, intensiva, pré e pós-cirúrgica, dando respaldo técnico e prático à equipe interdisciplinar que atua para prevenir e reduzir complicações.
O setor de Terapia Ocupacional da Santa Casa de Curitiba objetiva avaliar, orientar e estimular os pacientes na realização de Atividades de Vida Diária e Atividades de Vida Instrumental Diária, com início em outubro de 2019.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba faz parte do rol das respeitadas entidades filantrópicas do Brasil, realizando a gestão e administração hospitalar há 171 anos. Fundada em 09 de junho de 1852, é uma associação assistencial e beneficente, sem fins lucrativos, inspirada nos preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana, obediente às linhas ordinárias da Igreja Apostólica Romana, tendo em sua finalidade a prática das sete misericórdias corporais e das sete espirituais.
Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Ministério da Saúde, com atuação exclusiva na área de Saúde. A atuação assistencial da entidade é realizada conforme a Lei nº. 12.101 de 27 de novembro de 2009; Decreto nº. 8.242, de 23 de maio de 2014 e demais regulamentações. Em sua finalidade estatutária, a Irmandade atua na prática das Sete Misericórdias Corporais e das Sete Misericórdias Espirituais. Estas são realizadas por meio de instituições de assistência social, cultural, médico hospitalar, de ensino e pesquisa científica, bem como a importante interface com os recursos intersetoriais e Políticas Públicas em suas diferentes esferas, território de atuação assistencial no Estado do Paraná, nos municípios de Curitiba, Colombo e Piên.
Ao longo dos seus 143 anos de história, o Hospital Santa Casa de Curitiba se tornou sinônimo de referência e tradição na saúde do Paraná, tornando-se berço da escola de medicina paranaense. Foi o primeiro e, por muito tempo, único hospital escola na sociedade curitibana. Sua construção foi uma idealização do famoso médico José Cândido da Silva Murici, que custeou a construção do prédio.
Na época, considerada uma região longe do centro da cidade, a construção do hospital foi um fator importante para a urbanização da área, conhecida atualmente como o coração de Curitiba.
Desde o início, a história do hospital foi marcada pelo olhar de humanização no processo de assistência, pelo compromisso com a responsabilidade social e pela busca das melhores opções de tratamentos. Com a pesquisa clínica sempre presente e a passagem de nomes importantes da medicina paranaense pelo hospital, a Santa Casa é reconhecida como patrimônio de extrema importância e relevância para Curitiba e para a saúde dos munícipes. As Santas Casas de todo mundo perpetuam há mais de 500 anos suas atividades de assistência à saúde pautada em valores cristãos e humanos.
Como Organização da Sociedade Civil, a Santa Casa planeja, executa e avalia as ações desenvolvidas, bem como realiza as reconfigurações e ajustes quando detectada arestas ou necessidade de ampliação de ações, pertinentes a Defesa e Garantia de Direitos dos usuários assistidos, com atenção e ações específicas voltadas à população idosa.
A Irmandade, através de suas unidades hospitalares, desenvolvem ações que harmonizam com as suas finalidades estatutárias e com as políticas públicas de saúde, sempre com o intuito de disponibilizar atendimento acolhedor, afetuoso e resolutivo, com garantia dos direitos dos usuários e valorização daquele que cuida da saúde.
O público alvo são usuários do SUS – Sistema Único de Saúde e Saúde Complementar.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, conta com equipe formada, engajada e articulada. Assim, somamos saberes, aliado às Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social nas suas diversas frentes de trabalho, coparticipam e somam esforços, resultando em uma grande rede visando uma única finalidade, oferecer serviços de saúde que remetam o usuário ao restabelecimento de sua enfermidade, suas necessidades atendidas e seus vínculos sociais preservados.
INÍCIO DA
ISCMC
INÍCIO DA
CONSTRUÇÃO DA
SANTA CASA
DE CURITIBA
INAUGURAÇÃO
DA SANTA CASA
DE CURITIBA
COM 160 LEITOS
PRIMEIRO
PARTO
CESARIANA
DO PARANÁ
PRIMEIRO
ELEVADOR
DO PARANÁ
SANTA CASA
SE TORNOU
REFERÊNCIA
NA FORMAÇÃO
DE MÉDICOS
SANTA CASA
AGREGOU A
UNIVERSIDADE
CATÓLICA
INÍCIO DO
PROGRAMA
DE RESIDÊNCIA
MÉDICA
(DR. MÁRIO DE ABREU)
São os médicos, pacientes, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e diversos outros profissionais que fazem dia a dia essa antiga e, simultaneamente, tão atual história.
A construção do Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba teve início em 1868, bem antes de sua inauguração. E, embora na época fosse considerado um grande hospital, tinha apenas 160 leitos.
Em 1880, o local foi aberto ao público oficialmente como o primeiro hospital da capital paranaense. Magistralmente, consagrado pelo então imperador Dom Pedro II. Nessa época, o Brasil também vivia o começo de muitas mudanças, como o fim da escravidão e a modernização das cidades.
Pe. Wagner Augusto Portugal
Somos uma instituição filantrópica que há 143 anos dedica-se à assistência, ao ensino e à pesquisa, de forma inovadora, moderna e humana, mobilizando a sociedade, para cuidar da vida de nossos pacientes com excelência técnico científica e atendimento humanizado.
Fazer menção ao Hospital Santa Casa de Curitiba, é rememorar uma trajetória de construção de uma instituição centenária, onde diariamente todos os colaboradores somam esforços em prol da saúde e o restabelecimento dos pacientes. Vidas importam, vidas precisam ser cuidadas, vidas precisam de atendimento conforme sua necessidade específica.
Nestes 143 anos, a história da Santa Casa é pioneira na saúde dos paranaenses, valorizando toda a sua história, mantendo-se na vanguarda dos tempos, projetando-se como uma instituição dinâmica, antenada ao futuro, às novas tecnologias, às melhores práticas por meio da medicina moderna e incorporação de novas e atualizadas metodologias de Gestão.
É no ambiente hospitalar que se promove a renovação da vida através da cura da enfermidade, sendo esta a energia motivadora necessária aos gestores, colaboradores, equipe médica e de apoio. No alicerce histórico, e no movimento intenso do aprimoramento, podemos celebrar e comemorar novas e importantes conquistas, marcando os 143 anos do Hospital Santa Casa e sua importante contribuição a comunidade paranaense.
O ano de 2023 iniciou-se com várias aspirações e envolvimento das diversas equipes, para celebrar os 143 anos.