O verão: as mudanças no corpo e os cuidados

O mês de dezembro marca o início do verão em praticamente todo o país. Com as mudanças climáticas, é natural que apareçam mudanças também no nosso corpo.

Os raios ultravioleta (UVA e UVB) do sol ficam mais fortes, e assim se faz necessário ter cuidados com a sua pele. Exposta a esses raios por muito tempo, ela poderá se queimar, arder ou descascar. Use protetor solar, óculos escuros, chapéu, boné ou guarda-sol.

Outra dica é beber mais água, pois é normal ter mais suor e assim perder mais líquido no corpo. Esse líquido é fundamental para manter a temperatura, transportar nutrientes e para os processos de digestão e respiração. O suor também pode causar manchas na pele ao se maquiar. Prefira produtos de maior fixação na pele e em quantidade moderada.

Também é comum sentir cansaço, devido à diminuição da pressão arterial, e ter mais vontade de comer alimentos frescos e com mais líquidos na composição, como frutas e saladas. Esses alimentos dão mais energia e disposição. Vale destacar também que o sorvete é alimento de preferência na estação. É importante manter o equilíbrio no consumo de açúcares, evitando ultrapassar a média de duas bolas de sorvete ou dois picolés por dia. Quanto aos sabores, prefira os de frutas, os mais refrescantes.

É normal, principalmente em pessoas de pele mais clara, que o rosto fique rosado. Isso acontece devido à dilatação dos vasos sanguíneos superficiais, mas não indica nenhum problema de saúde.

Aproveite a estação com saúde!

Fontes de referência: Recreio, Bioclinico

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Santa Casa de Curitiba

Com o objetivo de divulgar e levar mais transparência a pacientes, colaboradores, médicos, operadoras de planos de saúde, órgãos públicos e público em geral, a ISCMC conta com uma equipe de Comunicação e Marketing, que é responsável em zelar pela imagem da instituição, que há mais de 140 anos é respeitada e reconhecida em toda a sociedade.

Você também pode gostar destes

Skip to content