O que é hérnia inguinal?

Em fevereiro de 2023, o jornalista William Bonner precisou se afastar temporariamente da apresentação do Jornal Nacional, da TV Globo, para realizar uma cirurgia para tratar hérnias inguinais. Mas afinal, o que é uma hérnia inguinal?

Como acontece?

A hérnia inguinal acontece quando há uma fraqueza ou abertura nos músculos localizados na parte inferior do abdômen, responsáveis por suportar grandes pressões.

Os sintomas

Em alguns casos, a hérnia inguinal pode ser assintomática e ser descoberta acidentalmente durante um exame de rotina. Mas na maioria das vezes ela apresenta sintomas, sendo o principal deles uma saliência perceptível na virilha, seja em um lado ou em ambos. Outros sintomas podem incluir:

*Dor ou desconforto na região da virilha, especialmente ao realizar esforços físicos;
*Sensação de peso, fraqueza ou pressão na área afetada;
*Dor ou inchaço nos órgãos genitais masculinos.

Esta hérnia é mais comum em homens e pode ocorrer em qualquer fase da vida, sendo mais frequente em recém-nascidos e idosos. Além disso, pessoas que fumam ou sofrem de prisão de ventre apresentam um maior risco de desenvolver o problema.

Conheça a doença de Crohn, uma inflamação do trato digestivo (hiperlink) https://santacasacuritiba.com.br/nosso-blog/o-que-e-a-doenca-de-crohn/

O diagnóstico é geralmente feito por meio de exame clínico da parede abdominal. Em alguns casos, pode ser solicitado um ultrassom ou tomografia para auxiliar no processo.

Quem pode ter?

É uma condição mais comum em pessoas do sexo masculino. Pode aparecer em qualquer fase da vida, sendo mais frequente em recém-nascidos e idosos. Além disso, pessoas fumantes ou com prisão de ventre têm maior risco de ter o problema.

Tratamento E prevenção

O tratamento mais eficaz para a hérnia inguinal é a cirurgia. Existem três tipos disponíveis: cirurgia aberta, laparoscópica e robótica. A escolha do tipo de cirurgia dependerá das necessidades de cada paciente.

Após a cirurgia, a recuperação costuma ser simples, com poucas complicações. O período de repouso ideal é de cerca de duas semanas. Após 30 dias, com autorização médica, é possível retomar as atividades físicas.

Para se prevenir deste problema, o ideal é manter-se no peso ideal, evitar levantar objetos pesados, adotar uma dieta rica em fibras para evitar a prisão de ventre e não fumar.

Na Santa Casa de Curitiba, oferecemos serviços especializados para tratamento de hérnia inguinal no setor de Cirurgia do Aparelho Digestivo. Se você ou alguém que você conhece está sofrendo com este problema, recomendamos entrar em contato com o Hospital Santa Casa de Curitiba.

Na Santa Casa de Curitiba, temos a Clínica Médica e o serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo. Conte com a gente!

Marque sua consulta. Ligue (41) 3320-3500, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694, Centro.

Fontes de referência: VivaBem, Hernia Clinic, Digestiva