Vereadores que destinaram recursos para a Santa Casa são homenageados

A manhã desta sexta-feira (25) foi marcada pelo agradecimento público realizado pelo Hospital Santa Casa de Curitiba aos vereadores e ex-vereadores de Curitiba que destinaram emendas parlamentares nos anos de 2017 e 2018 à instituição. Com essas emendas, o Hospital adquiriu diversos equipamentos médico-hospitalares, em especial os utilizados no Centro Cirúrgico.

Ao todo, foram adquiridos dois bisturis elétricos, um colposcópio com estativa, cinco focos cirúrgicos, dois monitores multiparamétrico de sinais vitais, um ventilador de transporte, um aparelho para aquecimento e um cardioversor.

Durante o evento, os vereadores que estavam presentes – ou seus assessores – receberam uma placa de agradecimento pela contribuição ao Hospital.  Ao todo, 18 vereadores foram homenageados: Cacá Pereira, Colpani, Dona Lourdes, Dr. Wolmir, Ezequias Barros, Fabiane Rosa, Geovane Fernandes, Jairo Marcelino, Maria Letícia, Maria Manfron, Mauro Bobato, Noemia Rocha, Oscalino do Povo, Osias Moraes, Professora Josete, Professor Euler, Professor Silberto e Serginho do Posto, da gestão 2018. Além dos vereadores, também foram agraciados com um certificado o deputado estadual Goura, na época vereador da capital paranaense, Thiago Ferro, atualmente na Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, e Helio Wirbinski, atualmente no Esporte Paraná, órgão do Governo Estadual.

Após a entrega, os parlamentares ainda visitaram as dependências do Pronto Atendimento da Santa Casa, unidade para a qual o hospital apresentou o pleito de captação para o ano de 2020, na intenção de obter recursos para compra de novos equipamentos.

Prestação de Contas

O encontro também permitiu ao hospital prestar contas aos vereadores acerca do investimento realizado com a verba parlamentar e também demonstrar os resultados assistenciais alcançados durante o período na Santa Casa.

O gerente de Relações Institucionais, Marco Sanfelice, e o diretor-geral, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC), Jeferson Pereira, destacaram a importância das doações para que equipamentos como esses possam ser adquiridos em prol do atendimento da população. Por mês, mais de 20 mil pessoas são atendidas no Hospital, entre cirurgias, atendimentos de urgência e emergência, internações, atendimentos ambulatoriais e exames.

A Santa Casa oferece atendimento em 24 especialidades médicas e é referência em diversas delas, incluindo procedimentos de alta complexidade como transplantes. Atualmente, aproximadamente 80% da dos pacientes são provenientes do SUS.