Enfermeira da Santa Casa participa de missão em Moçambique

A enfermeira assistencial do Hospital Santa Casa de Curitiba, Renata Teixeira Bertão, participou de uma missão voluntária em Moçambique, país que fica ao Sul da África, durante oito dias de uma imersão de crescimento profissional e pessoal.

Ela conta que participou da caravana para a África pela ONG Fraternidade Sem Fronteiras e teve contato com diversas situações desconhecidas, como o tratamento de doenças em um local desconhecido, com dialeto local e costumes culturais fortes. “Foi desafiador e, ao mesmo tempo, muito compensatório, pois fiz procedimentos e atendimentos que eram exatamente o necessário para aquelas pessoas naquele momento”, declara.

Renata ficou em atendimento com duas médicas da caravana. Com elas, atendeu pacientes, muitas vezes, com recursos físicos, materiais e estruturais limitados. Segundo ela, a experiência a transformou em uma pessoa melhor. “Com certeza, depois da África, eu me vejo mais humanizada e com um olhar cheio de empatia, mas entendi que não é preciso ir tão longe para ajudar alguém necessitado. Aqui no nosso país, na nossa cidade, no nosso bairro podemos ajudar também”, enfatiza.