Santa Casa realiza cirurgia inédita de ortopedia oncológica

A Santa Casa de Curitiba realizou no último mês de junho um procedimento cirúrgico inédito no hospital. A operação é fruto do Grupo de Oncologia Ortopédica recém-iniciado no Hospital e comandado pela ortopedista oncológica Maria Olivia von der Osten Sallum Menezes.

O procedimento consiste em uma reconstrução com endoprótese, não convencional de fêmur total. Maria Olívia explica que não é comum substituir o fêmur inteiro, mas que em alguns casos, quando o tumor prejudica o osso na totalidade e necessária esta ação para o tratamento do paciente. O procedimento foi realizado com sucesso e totalmente pelo Sistema Único de Saúde.