Dia C contra o Câncer de Pele acontece na Santa Casa

No Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, o hospital atuará em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia em evento de conscientização.

No dia 7 de novembro, entre 9h às 15h, a Santa Casa de Curitiba participará do Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. No Centro Médico da instituição, exames preventivos serão ofertados gratuitamente aos pacientes que buscarem o serviço, sem a necessidade de agendamento prévio.

O evento é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que promoverá, em todo o Brasil, a ação.  Cerca de 3000 dermatologistas voluntários, realizarão consultas gratuitas em 121 postos de atendimento, em 23 estados brasileiros. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele.

Desde a sua implementação, em 1999 a campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia atingiu 518.737 pessoas. Em 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido, em 5 de dezembro de 2009, a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

Previna-se

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no link – http://www.sbd.org.br/calculadora-de-risco-de-cancer-da-pele/.