Santa Casa participa de mutirão de cirurgia plástica

As cirurgias são todas reparadoras e feitas pelo SUS.

O Hospital Santa Casa de Curitiba participa, nesta terça-feira (23), de um mutirão de cirurgias plásticas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos iniciaram às 7h da manhã e se estendem até que a última cirurgia seja feita.

São 10 pacientes escolhidos, que já estavam na fila de espera para o procedimento. Conforme informações do chefe do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa, Dr. Dayson Luis Nicolau dos Santos, esse ano foram priorizadas as cirurgias reparadoras com anestesia local, como as retiradas de pequenos tumores de pele, retiradas de cistos, correções de cicatrizes e sequelas de queimaduras e de pequenas sequelas, entre outras. “E, para a Santa Casa, nós selecionamos as correções de pálpebras, chamadas de ptose palpebral (quando a pálpebra tem um caimento ou fechamento anormal) ”, esclarece o médico.

Os pacientes selecionados já estavam com os exames feitos, encaminhados pelo próprio Ambulatório da Santa Casa. “O que é bom desses mutirões, além de conseguir diminuir as filas do SUS, é a antecipação de procedimentos que estão na espera há um ou dois anos”, relata. “A intenção é fazer esses mutirões, independente da jornada que acontece, junto à uma programação feita com o hospital para a disponibilização de salas de cirurgias”, completa.

JORNADA

Essa jornada que o Dr. Dayson cita é a 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, em Curitiba. De acordo com o médico da Santa Casa, após realizadas essas cirurgias – são 100 ao todo e em conjunto com mais cinco hospitais – esses casos são levados para o evento. “Nenhum procedimento é de caráter estético, são todas cirurgias reparadoras”, afirma.

A Jornada, que é promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em parceria com a SBCP – Regional Paraná, além de promover um encontro de cirurgiões renomados, oferecendo-lhes qualificações e técnicas modernas, também oportuniza, em todas as sedes que o evento acontece, mutirões de cirurgias plásticas, assim como agora, na capital paranaense. Os mutirões acontecem de forma anual, organizados pela SBCP.

A Santa Casa dispõe do Serviço de Cirurgia Plástica, realizando dois tipos de cirurgias: estética e reparadora. Conta com profissionais experientes na área e uma infraestrutura completa e segura – com atendimento ambulatorial, centro cirúrgico e suporte de UTI. O hospital atende diversos planos de saúde, particular e SUS. Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas sobre consultas, basta apenas ligar no Centro Médico da Santa Casa: (41) 3207-3215.