Santa Casa investe na renovação do Parque Tecnológico

Hospital renova equipamentos e revitaliza estrutura.

Dando continuidade ao projeto de revitalização das unidades cirúrgicas da Santa Casa, A Santa Casa mais uma vez investe na modernização de seu parque tecnológico para oferecer o que há de melhor aos pacientes e ampliar a oferta de serviços prestados. Nesta quarta-feira (28), a Central de Materiais Esterilizados da Santa Casa recebeu um novo equipamento de desinfecção de instrumentais cirúrgicos e inalatórios.

Agora, os profissionais do setor terão disponível uma Lavadora Ultrassônica para desinfecção intensa de instrumentais mais sensíveis, em especial os materiais utilizados em vídeo-cirurgias.

O aparelho realiza a desinfecção por meio de micropartículas, que ajudam a conservar o material por mais tempo, evitando a lavagem manual. Outro benefício é que reduz o risco de infecção hospitalar e garante ao paciente mais segurança na hora de realizar sua cirurgia no hospital.

Nos últimos meses o Centro Cirúrgico também recebeu vários novos instrumentais cirúrgicos específicos para a realização de procedimentos por vídeo, como por exemplo as cirurgias de vesícula e de hérnias.

Com os novos instrumentais, será possível ampliar o volume de cirurgias por vídeo, consideradas menos invasivas e mais seguras, pois são menores os riscos de infecção e propiciam recuperação mais rápida para o paciente.

O hospital também adquiriu novos instrumentais para realização de vídeo-cirurgia urológica, utilizada especialmente em procedimentos de cálculo renal acima de 2 cm, considerados mais complexos.

O chefe do serviço de urologia da Santa Casa, Dr. Christiano Machado, afirma que a aquisição dos novos instrumentais é um benefício aos pacientes. “Com novos instrumentais, é possível aumentar o número de cirurgias. Além disso, outro ponto positivo é que o procedimento é realizado de forma não invasiva, pois, como a cirurgia é realizada por vídeo, as incisões são menores e isso reduz as lesões renais e o tempo de recuperação do paciente”, afirma.

Outro médico que também elogiou os novos instrumentais foi o Dr. Ricardo Ehlert. Ele destacou a importância desse e de outros investimentos realizados nas unidades cirúrgicas da Santa Casa. “Temos observado que a direção está investindo em equipamentos e isso ajuda o paciente a ter um melhor tratamento”, destaca.

Ainda no segundo semestre a Santa Casa também adquiriu um novo elevador de transporte de pacientes, que conta com uma prancha de suporte adaptada, ambos utilizados principalmente em casos de pacientes obesos. Sem o elevador, procedimentos como passagem para a cama, maca ou cadeira de rodas precisariam ser realizados manualmente.

Com isso, a aquisição garante mais conforto e segurança aos pacientes e também mais qualidade de vida para os profissionais de enfermagem.

Vale lembrar que a Santa Casa é referência em cirurgia bariátrica e somente em 2018 já realizou mais de 550 cirurgias bariátricas. Com o alto volume de pacientes obesos, o hospital também conta com camas especiais e quartos adaptados para pacientes que estão muito acima do peso.

Além da compra dos instrumentais, só no segundo semestre deste ano, já foram comprados novos equipamentos e também foram realizadas adequações na estrutura física das salas cirúrgicas. Graças a isso, no mês de outubro foi registrado número recorde de cirurgias em toda a história do hospital.

Até o fim do ano, a direção prevê novos investimentos para aquisição de outros equipamentos e instrumentais que ajudarão a modernizar ainda mais as unidades cirúrgicas do hospital.