Santa Casa de Curitiba recebe ministro da Saúde em reinauguração do setor de transplantes

Referência em transplantes cardíacos e renais no estado, Hospital revitalizou alas de internamento e otimizou processos no setor.

A Santa Casa de Curitiba recebeu nesta segunda-feira, 26, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a reinauguração do setor de transplantes da Instituição. Segundo a cardiologista e chefe do setor, Lídia Zytynski Moura, o evento teve como objetivo formalizar o melhoramento dos processos de um setor que já é reconhecido em todo o estado pela eficiência.

Este mês, a Santa Casa de Curitiba recebeu da Secretaria de Estado da Saúde o Selo Qualidade em Transplantes Renais e Cardíacos pelo cumprimento das metas no processo de qualificação dos Centros Transplantadores do Paraná. Em 2015 o Hospital foi o que mais realizou transplantes cardíacos no estado. Foram 35 transplantes cardíacos realizados no Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, sendo que mais da metade, 20 deles, realizados na Santa Casa.

Além dos transplantes cardíacos, a Santa Casa de Curitiba também realizou, em 2015,  32 transplantes de córneas, 21 de rins e 21 de valvas cardíacas, totalizando 94 procedimentos. Este ano o hospital já realizou, entre janeiro e agosto, 67 transplantes, sendo 12 cardíacos, 5 renais, 33 de córneas e 17 de valvas cardíacas.

Durante o evento estavam presentes a deputada federal Christiane Yared, o deputado estadual Rasca Rodrigues, representantes da Central Estadual de Transplantes, FEMIPA, professores e pesquisadores da PUCPR, entre outras autoridades.

Campanha Seja Eterno

Em referência ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado no dia 27 de Setembro, a Santa Casa lançou, no evento, em parceria com a escola de comunicação da PUCPR, a campanha Seja Eterno. No site da instituição, o futuro doador de órgãos pode cadastrar os dados do familiar que precisa saber que ele é um doador. Com este cadastro, o familiar, que decidirá no momento necessário a doação dos órgãos do ente querido, receberá uma carta com uma declaração do parente sobre o seu desejo de doar seus órgãos. O cadastro dos doadores pode ser feito pelo link http://santacasacuritiba.com.br/campanhas/doe-orgaos-seja-eterno/