Santa Casa de Curitiba realiza procedimento de alta complexidade em paciente que sofreu AVC

O procedimento chamado angioplastia carótida foi realizada no reformado setor de Hemodinâmica e contribui para tratar confusão mental de paciente

O Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Curitiba possui uma complexa estrutura especializada em procedimentos endovasculares, utilizados pelo corpo clínico nas mais diversas especialidades, como a cirurgia vascular, cardiologia e neurologia.

O Dr. Luiz Penzo, neurocirurgião da Santa Casa de Curitiba, realizou um desses atendimentos na nossa hemodinâmica. O paciente apresentava quadro de confusão mental e os exames mostraram um acidente vascular cerebral (AVC), que decorre da alteração do fluxo de sangue no cérebro. Na investigação, ele apresentava estenose de carótida, quando as artérias ficam estreitas e obstruídas impedindo a passagem de sangue.

A hemodinâmica foi indicada para o procedimento, porque ela está habilitada para tratamento de AVC aguda e prevenção secundária. Junto com a equipe, o procedimento realizado foi a abertura da carótida, de maneira que impedirá que ela tenha novos AVCs.

O Dr. Luiz Penzo explica que ao sinal de sintomas com muita dor de cabeça, fraqueza ou mesmo paralisia, que procure o especialista. “Diante de uma alteração súbita não fique em casa, procure um serviço especializado”, explica. “Até porque, não adianta descobrir somente o que aconteceu, mas é fundamental entender o porque, para que o tratamento seja adequado e a gente consiga evitar que isso se repita”, finaliza o Dr. Penzo.

A Hemodinâmica

A hemodinâmica atua principalmente em procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como, por exemplo, infarto, angina e arritmias. Os procedimentos endovasculares são realizados graças à estrutura tecnológica existente permitindo que eles sejam cada vez mais de alta complexidade. 

Em 2021, a Hemodinâmica da Santa Casa realizou 3870 atendimentos através de uma equipe especializada que atua 24 horas, garantindo agilidade dos atendimentos. 

Confira as imagens:

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo