Outono: O que fazer quando se tem uma crise de rinite?

Acabou o verão, começou o outono. Com as temperaturas começando a cair pelo país, pessoas com crise de rinite começam a perceber que essa doença ganha força.

O que é rinite?

É uma inflamação que ocorre dentro do nariz. Dela podem vir vários sintomas, como espirros, nariz entupido, escorrendo e/ou coçando e lágrimas nos olhos.

De onde vem?

Podemos dividir a rinite em alérgica e não alérgica. A forma não alérgica pode ter como causa uma infecção por vírus, como uma gripe. Pode vir também de um remédio ou alteração nos hormônios, como em uma mulher grávida.

Já a rinite alérgica é a forma típica do clima frio. As pessoas tiram do armário roupas e cobertores que ficaram em gavetas e armários durante os dias quentes. Isso pode liberar poeira e ácaros, estes últimos também podendo se acumular devido a portas e janelas fechadas.

Como cuidar da crise?

Enquanto a rinite não alérgica desaparece em poucos dias, a alérgica não tem cura. Mas, existem alguns remédios que podem aliviar os sintomas.

Para evitar que o mal apareça, você pode manter sua casa limpa, livre de pó e sujeira. Outra dica é tirar suas roupas e cobertores do armário e colocá-los para lavar, de preferência antes de o tempo esfriar. Um médico poderá também ajudá-lo, indicando um tratamento preventivo ou, se este não funcionar, discutindo a melhor opção para o seu caso.

Fontes de referência: Dr. Jairo Bouer, Rede D’Or São Luiz (1) (2), Tua Saúde

Compartilhe:

Você também pode gostar destes

Skip to content