Página Principal/Notícias/Dia Internacional do Riso: você já sorriu hoje?

Dia Internacional do Riso: você já sorriu hoje?

por , 18 de janeiro de 2021

Se você sorrir, tudo pode melhorar. Apesar de parecer utopia, sorrir pode melhorar muito a sua vida, trazendo muitos benefícios ao corpo. Apesar da pandemia e do uso de máscara, ainda continua sendo muito importante sorrir. Hoje (18) é o Dia Internacional do Riso e, antes de mais nada, pense um pouco sobre qual foi a última vez em que você sorriu com os olhos para alguém.

BENEFÍCIOS

É comprovado cientificamente que sorrir ajuda na diminuição de dor, a relaxar os músculos e, até mesmo, na digestão de alimentos. Segundo especialistas, quando você sorri, o cérebro produz endorfina (hormônio do bem-estar), que serve como um analgésico para diminuir a dor.

Quando você sorri, diminui os níveis de cortisol – hormônio relacionado ao estresse e à insônia – podendo melhorar a qualidade de sono e estimular a perda de calorias. Uma reação curiosa que a gargalhada pode provocar é no abdômen, auxiliando no sistema gastrointestinal, e consequentemente, melhorando a digestão. Além de benefícios físicos, compartilhar uma risada com alguém querido, também ajuda na criação de laços, a fortalecer o sistema imunológico e a estimular a criatividade.

SORRIR COM OS OLHOS?

Agora, com o período de pandemia, nem sempre é possível soltar uma gargalhada com quem você ama, mas é possível, sim, sorrir com os olhos de forma genuína. Conforme explica o Serviço de Psicologia da Santa Casa de Curitiba, quando uma pessoa sorri, ela utiliza a musculatura da face e com isso, ela sorri os com olhos também. A partir disto, ela demonstra para a outra pessoa empatia e segurança. Só é necessário sorrir de forma verdadeira e pura, não sendo apenas um exercício de musculatura, para que os benefícios do riso sejam ativados no seu corpo.

“Esse contato visual aumenta a conexão entre as pessoas, fazendo com que o outro sinta essa empatia e segurança. Quando rimos, o sorriso reflete nos olhos e nas expressões, que sorriem juntos, transmitindo toda a energia e afinidade que elas estão passando umas às outras”, completam as psicólogas da Santa Casa. Se você sorrir, tudo pode melhorar.

Compartilhe